Considerada a maior jogadora de futebol de todos os tempos, a camisola 10 vestiu pela última vez a camisola do Brasil na final olímpica, perdida por 1-0 para os Estados Unidos em Paris, no dia 10 de agosto.
Na ocasião, Marta disse que "provavelmente" seria a sua última partida pelo Brasil. Mas o técnico Arthur Elias incluiu-a na lista de 26 jogadoras convocadas para os amigáveis contra os japoneses, nos dias 30 de maio e 2 de junho, em São Paulo. As duas partidas fazem parte da preparação para a Copa América, que acontece em julho.
"Falei com ela recentemente e ela colocou-se à disposição para ajudar a seleção desde que esteja a jogar ao mais alto nível, o que é o caso", comentou Arthur Elias, citado num comunicado de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), lembrando que Marta foi campeã norte-americana da MLS com os Orlando Pride na época passada.
"A presença dela também é muito importante para (inspirar) as jovens jogadoras, e ela também é importante fora do campo", acrescentou o treinador.
Eleita seis vezes a melhor futebolista do mundo pela FIFA, Marta detém o recorde de mais golos num Campeonato do Mundo, tanto masculino como feminino, com 17, mais um do que o alemão Miroslav Klose. No entanto, parece pouco provável que participe no próximo Campeonato do Mundo, que se realizará no Brasil em 2027.