Mais

Fernando Gomes deixa críticas: “Pedro Proença escolheu o caminho da destruição do meu legado”

Fernando Gomes presidiu a FPF durante 13 anos
Fernando Gomes presidiu a FPF durante 13 anosFPF
Está instalada a polémica na Federação Portuguesa de Futebol. Através de uma carta, Fernando Gomes, antigo presidente do organismo e recentemente eleito para presidir ao Comité Olímpico de Portugal, deixou duras críticas a Pedro Proença, seu sucessor.

Na noite deste sábado estalou uma polémica no que toca à eleição de Pedro Proença para o Comité Executivo da UEFA. O recém-eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) enviou uma carta às 55 federações europeias onde revela ter o apoio do antecessor, Fernando Gomes. "Neste espírito de total harmonia e partilha de um objetivo comum, depois de ter apoiado a candidatura do Sr. Fernando Gomes ao Comité Olímpico Português, é com o maior prazer que recebo o apoio total do Sr. Fernando Gomes à minha candidatura ao Comité Executivo da UEFA", pode ler-se.

Ao Maisfutebol, o agora líder do Comité Olímpico de Portugal já se tinha demarcado publicamente – “não declarei qualquer apoio nem tenciono intervir no processo eleitoral, como é conhecimento do presidente da FPF” – mas foi mais longe. Numa carta também enviada aos presidentes das restantes federações europeias, Fernando Gomes acabou por deixar críticas a Pedro Proença.

Pedro Proença escolheu o caminho da destruição do legado que eu e a minha equipa construímos ao longo de 13 anos, através de decisões e insinuações públicas que visam atacar o nosso bom nome e que, como se verá, são completamente infundadas”, pode ler-se no documento onde é frisado que o seu nome é mencionado na carta enviada anteriormente “sem consentimento prévio ou mesmo informação”.

Recorde-se que Pedro Proença é um dos 11 candidatos que está a concorrer a um dos sete lugares no Comité Executivo da UEFA. As eleições vão acontecer na próxima quinta-feira, no congresso do organismo que regula o futebol europeu marcado para Belgrado, capital da Sérvia.