Mais

FIFA abre processo disciplinar ao Equador devido a cânticos dos adeptos

Cânticos dos adeptos do Equador na base da abertura do processo disciplinar
Cânticos dos adeptos do Equador na base da abertura do processo disciplinarAFP
A FIFA abriu esta terça-feira um processo disciplinar à Federação Equatoriana de Futebol, devido a cânticos considerados "ofensivos" por parte dos adeptos equatorianos no jogo de abertura do Mundial-2022, no passado domingo, diante do Catar, que terminou com vitória sul-americana por 2-0.

A FIFA não especifica o conteúdo dos cânticos "ofensivos", mas diz apoiar-se no artigo 13 do código disciplinar, que pune "ofensas à dignidade e integridade de um país, de uma pessoa ou de um grupo com palavras desrespeitosas, depreciativas, discriminatórias ou injuriosas".

A verdade é que nas redes sociais correm vídeos dos adeptos do Equador no interior do Estádio Al Bayt, cujos cânticos remetem para... as bebidas alcoólicas, proibidas pelo Catar dentro dos estádios do Mundial.

"Queremos cerveja, queremos cerveja", gritaram os adeptos equatorianos.

Olhando ao código disciplinar da FIFA, a infração por "ofensas à dignidade" pode ir até "dez jogos de suspensão", quando se trata de um jogador ou treinador" além de uma multa de "20 mil francos suíços". Quando se trata de uma federação, como é o caso, a sanção apontada é de "um jogo à porta fechada".

Este é, recorde-se, o primeiro processo disciplinar instaurado pela FIFA no Mundial-2022.