Numa carta enviada ao presidente da AIFF, Kalyan Chaubey, as duas entidades expressaram “profunda preocupação” com a incapacidade da federação para finalizar e adotar o novo texto estatutário.
“O incumprimento deste calendário não nos deixará outra alternativa senão submeter este assunto à decisão da FIFA”, refere a carta, citada pela AFP.
“A AIFF deve considerar que esta mensagem vinculativa exige o seu cumprimento imediato, a fim de preservar os seus direitos como membro da FIFA e da AFC.”
O novo estatuto da federação indiana está em análise no Supremo Tribunal desde 2017. Em 2022, a AIFF já tinha sido suspensa temporariamente por tráfico de influências, depois de o tribunal ter nomeado um comité de administradores para gerir a instituição. A medida foi levantada poucos dias depois, após a federação decidir realizar eleições, que resultaram na escolha de Kalyan Chaubey como presidente.
A ameaça surge num contexto delicado: a Indian Super League (ISL), principal competição nacional, teve o início da edição 2025/26 adiado devido a um conflito financeiro entre a AIFF e a Football Sports Development Limited (FSDL), gestora privada da liga. O contrato entre as partes expira a 8 de dezembro e, até ao momento, não foi renovado. A ISL costuma ser disputada entre setembro e abril.