Mais

FIFA lança site para as mudanças de nacionalidade dos jogadores

Presidente da FIFA, Infantino
Presidente da FIFA, InfantinoMarianna Massey / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Com o objetivo de melhorar a sua política de transparência, a FIFA lançou uma plataforma digital aberta aos adeptos que reúne todas as decisões favoráveis do Tribunal do Futebol em relação aos pedidos de mudança de nacionalidade dos jogadores.

Este novo site contém dados pormenorizados sobre todos os jogadores que, após terem solicitado uma mudança de federação com a qual jogam, receberam autorização da Câmara do Estatuto dos Jogadores do Tribunal de Futebol.

Uma vez que o jogador cumpra todos os requisitos estabelecidos nos Regulamentos que regem a aplicação dos Estatutos da FIFA, poderá jogar pela sua nova seleção nacional. E qualquer alteração será refletida na plataforma, mas apenas desde 1 de janeiro de 2025.

De acordo com um comunicado da FIFA, esta medida reflete o seu "compromisso com a transparência na governação do futebol e proporcionará maior clareza sobre os critérios para os jogadores que estiveram envolvidos em processos de mudança de federação". É importante notar que, enquanto esse pedido estiver a ser avaliado (ou seja, até ser tomada uma decisão final), o jogador não pode ser convocado por qualquer seleção nacional e nenhuma decisão será publicada até que seja definitiva e vinculativa.

A nova ferramenta digital será um ponto de referência indispensável para as federações, confederações, clubes, jogadores e agentes membros. Também permitirá que todas as partes interessadas estejam sempre informadas e promoverá o cumprimento dos regulamentos relevantes da FIFA. A base de dados será atualizada regularmente para incluir as informações mais recentes sobre os jogadores que tenham sido aprovados para uma mudança de federação.

Por ser pública, qualquer pessoa pode aceder e pesquisar por nome, pela federação anterior ou pela nova.


Menções