O organismo que rege o futebol mundial já tinha transferido parte do seu grande departamento de associações membros para Paris e abriu recentemente escritórios em Miami para ajudar na organização do Campeonato do Mundo de 2026, que se realizará nos Estados Unidos, Canadá e México.
Agora, com a chegada permanente do pessoal que trabalha em quatro departamentos diferentes, esses escritórios assumirão um papel mais importante.
Uma fonte familiarizada com o assunto disse à AFP que os departamentos Jurídico e de Conformidade, Risco e Consultoria serão todos transferidos para Miami, juntamente com os órgãos judiciais da organização.
A fonte disse que, além do Mundial, Miami era vista como um local estratégico devido à proximidade com as 41 associações membros da região da CONCACAF, que abrange as Américas do Norte e Central e o Caribe, além de ligações fáceis com a América do Sul.
Para além do Campeonato do Mundo, os Estados Unidos também acolherão o Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA em 2025.
O pessoal da FIFA foi informado da mudança através de um e-mail distribuído esta terça-feira.
O porta-voz da FIFA confirmou a mudança para Miami, mas não especificou o número de postos de trabalho que irão para a Florida.
"A FIFA é um organismo governamental global e alguns departamentos foram informados de uma mudança planeada para um novo escritório permanente em Miami", disse o porta-voz à AFP.
"Isto está em linha com a visão global de uma organização que tem 211 associações membros. Os nossos novos escritórios em Miami e Singapura vêm juntar-se ao escritório de Paris e aos escritórios de desenvolvimento regional em todo o mundo. A sede da FIFA permanece em Zurique", acrescentou o porta-voz.
A sede da FIFA, nas colinas acima de Zurique, é conhecida como "A Casa da FIFA" e tem sido a base da organização desde 2007.
A FIFA foi fundada em Paris em 1904, mas mudou-se para Zurique em 1932.