Mais

Fórmula 1: 11 pontos importantes da nova época que se avizinha

Max Verstappen é considerado o favorito
Max Verstappen é considerado o favoritoAFP

O terceiro título para a Red Bull, uma nova direção na Ferrari e o brilho de Las Vegas são alguns dos assuntos em destaque para 2023.

Tricampeão Verstappen

Max Verstappen vai começar a época como o grande favorito a alcançar o tricampeonato. O neerlandês da Red Bull conseguiu vencer 15 corridas na época passada. Quantas irá conseguir esta época? E conseguirá Sergio Pérez, colega de equipa, aproximar-se?

Novos patrões

Quatro das 10 equipas fizeram mudanças no topo da estrutura que acabou a época 2022. Fred Vasseur substituiu Mattia Binotto na Ferrari, Andreas Seidl juntou-se à Alfa Romeo, em conjunto com Alessandro Alunni Bravo, Andrea Stella subiu na McLaren, enquanto James Vowles deixou a Mercedes para comandar a Williams.

Ferrari

Conseguirá Vasseur trazer o primeiro título de construtores para Maranello desde 2008? A chegada do francês já motivou comparações inevitáveis com compatriota Jen Todt, que liderou a equipa durante o período de ouro no início do século XXI, com Michael Schumacer ao volante.

Novas Caras

Existem três estreantes no alinhamento de pilotos para 2023. Oscar Piastri juntou-se à McLaren, numa disputa controversa com a Alpine, Nyck de Vries substituiu Pierre Gasly na Alpha Tauri e Logan Sargeant está na Williams e vai ser o primeiro norte-americano na grelha de partida desde Alexander Rossi, em 2015.

Veteranos

Nico Hulkenberg assinou com a Haas e vai fazer a primeira temporada como piloto principal desde 2019. O alemão procura ainda o primeiro pódio numa carreira em que já disputou 179 corridas. Fernando Alonso (Aston Martin), com 41 anos, e Lewis Hamilton (Mercedes), com 38, são os pilotos mais velhos. Ambos vão procurar tornar-se o primeiro piloto a vencer uma corrida depois de terem ultrapassado aos 300 provas: Alonso tem 355 e Hamilton 310.

Las Vegas

A penúltima ronda do Mundial de Fórmula 1 vai trazer um dos eventos principais da temporada, com a corrida na cidade dos anjos, isto numa altura em que o desporto ganha adeptos nos Estados Unidos da América graças à série da Netflix, Drive to Survive.

Novas equipas

Andretii Cadillac está à procura de se tornar na 11.ª equipa na grelha de partida em 2026. Conseguirão?

Mercedes

Campeões durante oito anos consecutivos, tiveram um ano de 2022 complicado, com o carro a não dar os melhores sinais em pista. Vão conseguir fechar a distância para a Red Bull e Ferrari?

Contrato

Lewis Hamilton está a entrar no último ano da ligação à Mercedes e as negociações para a renovação parecem já ter começado. Resta saber se vão ter um desfecho positivo ou negativo.

Liberdade de expressão

A FIA impôs um controlo mais apertado às declarações políticas, pessoais e religiosas dos pilotos, que já mereceu bastantes críticas. Irão os responsáveis de corrida ser também muito restritos?

Daniel Ricciardo

Reserva na Red Bull, será que 2022 foi o último ano do piloto australiano, ou o regresso pode acontecer já em 2024?