Mais

Fousek vai candidatar-se novamente ao cargo de presidente da federação checa

Fousek planeia candidatar-se novamente
Fousek planeia candidatar-se novamenteRusinova Maria / CNC / Profimedia
Petr Fousek, presidente da Associação de Futebol da República Checa (FAČR), vai tentar defender o seu cargo na Assembleia Geral do final de maio. Anunciou a sua candidatura aos clubes durante a reunião desta segunda-feira da Liga de Futebol, que rege as competições profissionais na República Checa. A FAČR anunciou-o no seu sítio Web.

Fousek dirige a associação desde o verão de 2021, quando derrotou o antigo jogador da seleção nacional Karel Poborský nas eleições. Ele disse aos jornalistas várias vezes durante este ano que anunciará até o final do ano se decidiu concorrer novamente.

"Estou a cumprir a promessa que fiz ao movimento do futebol e especialmente ao futebol regional no verão. De janeiro a março do próximo ano, terão lugar as assembleias gerais das associações distritais e regionais de futebol e penso que é absolutamente correto que os seus representantes saibam claramente antes delas se o atual presidente está interessado em continuar", disse Fousek.

"Estou convencido de que a associação tem sido bem sucedida sob esta liderança, tanto a nível desportivo como noutros aspectos. Nem tudo foi inteiramente bem sucedido, mas é por isso que considero ser meu dever oferecer continuidade", afirmou o dirigente.

Segundo ele, a associação foi bem sucedida em vários aspectos. "A equipa masculina A jogou duas vezes no Europeu e qualificou-se para a Divisão A da Liga das Nações, a equipa sub-21 também foi duas vezes ao Campeonato da Europa. As mulheres também estão perto de progredir até ao Europeu e as categorias de formação também tiveram bons resultados. A FAĂR estĂĄ economicamente estĂĄvel e reforçou significativamente a credibilidade do futebol atravĂŠs de uma sĂŠrie de medidas", observou Fousek.

"A associação também implementou grandes projectos - quer nacionais, como a solução para o estádio Evžen Rošický, a alteração dos estatutos da FAČR ou o plano estratégico, quer internacionais, como a final da Liga da Conferência do ano passado e outros. Há dezenas de outras de média ou pequena dimensão", acrescentou o dirigente associativo.

Fousek é o primeiro a anunciar oficialmente que se vai candidatar. Só há especulações sobre os seus possíveis adversários. Poborský rejeitou outra candidatura no início de outubro. A assembleia geral, que se realizará novamente após quatro anos de eleições, terá lugar a 29 de maio em Praga.