Mais

França - Marrocos: Leões do Atlas à procura de mais uma vitória histórica

O último finalista vai ser decidido esta noite
O último finalista vai ser decidido esta noiteOpta by Stats Perform, AFP
Depois de se tornarem a primeira seleção africana a chegar à meia-final de um Mundial, os marroquinos querem agora ser os primeiros a disputar a final do Campeonato do Mundo. Pela frente vão ter uns franceses que procuram emular o Brasil, em 1962, e conquistar dois títulos consecutivos

A campeã do mundo França garantiu que não voltará já para casa após uma vitória difícil por 2-1 sobre a Inglaterra, nos quartos de final, e agora apenas dois jogos os separam de se tornarem a primeira equipa desde o Brasil, em 1962, a defender com sucesso o título do Mundial.

Os gauleses são a única equipa que ainda não registou um jogo sem sofrer golos durante torneio, estando a perder ou concedendo o empate em quatro dos cinco jogos que já realizou!Os bleus têm alguns talentos incríveis no ataque e podem agradecer-lhes pela sua passagem para as meias-finais, com Kylian Mbappé (cinco golos e duas assistências) e o recordista Olivier Giroud (quatro golos) a contribuírem para 11 golos entre eles.

O selecionador francês Deschamps admitiu que a sua equipa "teve sorte" contra a Inglaterra e pode precisar de mais uma fatia de sorte depois de a França ter perdido três dos seus últimos seis jogos no Mundial contra nações africanas, incluindo uma derrota por 0-1 contra a Tunísia nesta edição!

Pode ouvir o relato em direto na aplicação ou no site
Pode ouvir o relato em direto na aplicação ou no siteFlashscore

Aconteça o que acontecer, Marrocos já fez história neste torneio ao tornar-se a primeira nação africana a chegar às meias-finais de um Campeonato do Mundo. Para isso eliminou dois gigantes do futebol europeu, com uma vitória nos penáltis sobre a Espanha antes de um complicado triunfo por 1-0 sobre Portugal nos quartos-de-final, resultados que levaram o treinador Walid Regragui a apelidar Marrocos como o "Rocky deste Campeonato do Mundo".

Essa referência cinematográfica parece ser uma avaliação justa considerando que Marrocos era considerado como a equipa mais fraca, em teoria, em todos os seus cinco jogos do Campeonato do Mundo, à exceção de um, a vitória por 2-1 sobre o Canadá. Um jogo defensivo sólido e uma grande gestão de jogo são marcas da improvável história de sucesso de Marrocos neste torneio, uma declaração apoiada pelo facto de nenhum jogador da oposição lhes ter marcado em nove jogos internacionais consecutivos.

Jogadores a observar: Kylian Mbappé tem 33 golos internacionais e certamente quebrará o recorde de Giroud (atualmente com 53) por França. Ele lidera atualmente a corrida para a Bota de Ouro deste Campeonato do Mundo com cinco golos. O talentoso defesa marroquino Achraf Hakimi produziu um dos destaques do torneio com um penálti à Panenka para eliminar a Espanha, mas agora o seu foco estará na defesa quando se posicionar diretamente contra o companheiro de equipa do PSG, Mbappé, no que vai ser uma batalha crucial para decidir o vencedor.

Estatística em destaque: A França apenas não sofreu golos num nos seus últimos 11 jogos internacionais.

Curiosidade do Mundial: Nascido em Marrocos, o francês Just Louis Fontaine ainda detém o recorde de maior número de golos marcados num único torneio, com um incrível número de 13 golos, quando a França terminou em terceiro lugar, em 1958.