A presença de Argentina e França na final do Campeonato do Mundo dificilmente se pode considerar uma surpresa. Entre os três somam quatro títulos (dois para cada um) e já participaram em sete das 18 finais já disputadas de Mundiais.

No Catar ambos vão procurar a terceira estrela e no caso de França virá com dois feitos históricos agregados. Se conseguir revalidar o título alcançado em 2018, torna-se na terceira seleção a fazê-lo depois de Itália (1934 e 1938) e Brasil (1958 e 1962), mas também irá igualar outro registo assinalável.
Se triunfar no Mundial-2022, França será apenas a segunda seleção a vencer Brasil e Argentina na final de um Campeonato do Mundo. O primeiro título gaulês, recorde-se, foi alcançado em 1998 com uma estrondosa vitória diante da canarinha (3-0).
A única seleção a conseguir este feito foi o Uruguai. Bicampeã do mundo, a celeste olímpica venceu os títulos diante das principais rivais sul-americanas: em 1930 bateu a Argentina (4-2) e em 1950 levou a melhor sobre o Brasil (2-1), na terceira jornada da fase de grupos que ditou o vencedor (é considerada uma final, já que eram as únicas equipas com possibilidade de conquistar o troféu).