Francisco Neto convoca 25 jogadoras para o decisivo play-off intercontinental do Mundial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Francisco Neto convoca 25 jogadoras para o decisivo play-off intercontinental do Mundial
Atualizado
Portugal joga cartada decisiva no acesso ao Mundial diante dos Camarões ou da Tailândia
Portugal joga cartada decisiva no acesso ao Mundial diante dos Camarões ou da Tailândia
FPF
O selecionador nacional deu hoje a conhecer o lote de jogadoras convocadas para o play-off intercontinental de acesso ao Campeonato do Mundo de futebol feminino.

Portugal procura uma presença inédita no Mundial de futebol feminino e, na derradeira batalha, vai defrontar Camarões ou Tailândia. Para este duelo, Francisco Neto chamou 25 atletas.

Lista de convocadas

Guarda-Redes: Rute Costa (Benfica), Inês Pereira (Servette) e Patrícia Morais (SC Braga);

Defesas: Ana Seiça (Benfica), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Sevilha), Joana Marchão (Parma), Lúcia Alves (Benfica) e Sílvia Rebelo (Benfica);

Médios: Ana Rute (SC Braga), Andreia Norton (Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Dolores Silva (SC Braga), Fátima Pinto (Alavés), Francisca Nazareth (Benfica), Tatiana Pinto (Levante) e Vanessa Marques (SC Braga);

Avançadas: Ana Borges (Sporting), Ana Capeta (Sporting), Carolina Mendes (SC Braga), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Benfica), Kelsey Araújo (Le Havre) e Telma Encarnação (Marítimo).

Depois de revelar as atletas convocadas, Francisco Neto avaliou os Camarões e a Tailândia.

"São duas equipas com características e estados de preparação completamente diferentes. A Tailândia, fruto do seu quadro competitivo, só iniciará o seu campeonato, onde a maior parte das jogadoras estão, em março. Tiveram, fora da data FIFA, duas experiências, com um estágio de preparação na China em dezembro e outro jogo de preparação em janeiro. É uma equipa mais técnica, que prima mais pela posse de bola e por chegar com mais gente ao último terço. Os Camarões têm um jogo mais sustentado, com um nível de preparação ligeiramente diferente e mais jogadoras na Europa. É uma equipa mais sustentada nas suas individualidades, defensivamente muito forte, mas que aposta mais num jogo mais físico e direto".

Ainda assim, o selecionador vincou que a seleção terá de preparar-se "independetemente do adversário".

"Temos de focar-nos nas nossas ideias, naquilo que é ser Portugal. Acreditamos muito que podemos lá estar (no Mundial), é um trabalho de muitos anos e o que temos vindo a fazer nos últimos anos prova que conseguimos competir contra qualquer equipa do mundo e temos oportunidade, no dia 22, de concretizar aquele que tem sido o nosso sonho durante este tempo todo".

O play-off intercontinental será disputado a 22 de fevereiro, em Hamilton (às 19:30 locais, 06:30 em Lisboa), sendo que no dia 17 a seleção lusa realizará um encontro de preparação frente à Nova Zelândia, na mesma cidade.

Para a fase final estão já apuradas 29 das 32 seleções participantes, incluindo 11 da Europa (UEFA): Suécia, Espanha, Inglaterra, Dinamarca, Noruega, Alemanha, França, Países Baixos, Itália, Suíça e Irlanda.

As restantes formações qualificadas são as anfitriãs Austrália e Nova Zelândia (OFC), e ainda China, Japão, Filipinas, Coreia do Sul e Vietname (AFC), Marrocos, Nigéria, África do Sul e Zâmbia (CAF), Canadá, Costa Rica, Jamaica e Estados Unidos (CONCACAF) e Argentina, Brasil e Colômbia (CONMEBOL).