"O meu objetivo era ser campeão, mas as coisas ontem (sábado) não me correram bem. Por isso, hoje foi uma manhã complicada, a ver os heats (baterias) dos meus adversários e a roer as unhas na areia. Contudo, apesar de ontem ter sido eliminado, hoje as coisas correram bem para o meu lado", lançou o atleta de 20 anos, em declarações reproduzidas pela Associação Nacional de Surfistas (ANS).
Depois de ter vencido a etapa nos Açores, de ter sido segundo na Figueira da Foz e 9.º no evento de Porto e Matosinhos, o 9.ª lugar em Peniche foi suficiente para Francisco Ordonhas, campeão europeu júnior em título, assegurar o primeiro título nacional da carreira.
"Este era um objetivo que já tinha. Assim que percebi que tinha possibilidades, dei tudo nas últimas etapas para tentar chegar ao título. Ter vencido nos Açores colocou-me numa boa posição e acabou por acontecer. Agora, é aproveitar para me focar no futuro e levar esta motivação para os próximos campeonatos", rematou.
No quadro feminino, a olímpica Teresa Bonvalot já tinha assegurado o título de campeã em junho, na etapa disputada em São Miguel, nos Açores, tornando-se hexacampeã lusa.
Hoje, no Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga Meo Surf 2025, que decorreu na praia do Lagido, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Francisca Veselko e Afonso Antunes.
