Nikola Katic foi atingido na cabeça com o pé pelo defesa Mertcan Ayhan pouco antes do final do jogo, na sexta-feira à noite. O ouvido de Katic estava a sangrar e teve de ser tratado durante vários minutos. "Parecia um pouco atordoado", disse o guarda-redes Loris Karius, mas Katic voltou a entrar em campo e recebeu um cartão amarelo pouco depois por mão na bola (90.+8).
"Acho que ele não sabia o que estava a fazer", explicou o treinador Miron Muslic, que conhece bem Katic dos seus dias juntos no Plymouth Argyle, na Sky após o apito final. "O médico disse claramente: 'Não vais entrar. Provavelmente é uma concussão". Mas o Nikola é um velho guerreiro. Acho que ele perdeu a cabeça ali".
Reveja aqui as principais incidências da partida
Violação das regras
De acordo com os estatutos da DFL, a suspeita de concussão deve ser excluída por testes antes de um jogador ser autorizado a continuar a jogar - e isso deve ser explicitamente comunicado ao árbitro pelo médico da equipa.
De acordo com o clube, esta comunicação foi"problemática" na agitada fase final e já tinha havido uma troca de impressões com a equipa de arbitragem à noite, que continuou no sábado com a DFB.
Schalke 04: A culpa é da equipa de arbitragem
"Após o tratamento no relvado, o médico da equipa comunicou ao quarto árbitro que Nikola Katic não podia continuar a jogar, de acordo com a sua avaliação médica. Numa fase final agitada, o quarto árbitro não se apercebeu desta declaração com clareza suficiente para dar ao árbitro o sinal adequado. Em conjunto, não conseguimos impedir o regresso do jogador ao relvado", lê-se no comunicado do Schalke.
Katic já tinha marcado o golo do 2-0 na sua estreia em competição (26'). Devido à sua suspensão, vai falhar definitivamente o próximo jogo com o 1. FC Kaiserslautern, no próximo sábado.