Mas Muslic ficou inicialmente encantado. "Vivenciar isto", disse na cerimónia oficial de abertura da temporada, "é um verdadeiro privilégio para mim, foi um dia maravilhoso e emocionante para mim". O treinador ficou "incrivelmente impressionado com a paixão dos adeptos" na sua estreia. Mesmo os "veteranos" ficam sempre impressionados com a atmosfera especial. "Isto é uma loucura. Deve dar-nos um impulso", disse Kenan Karaman.
Depois de duas temporadas aquém na segunda divisão, o capitão, que está a trabalhar no seu regresso após uma lesão, acrescentou:"O Schalke pertence definitivamente à Bundesliga. Queremos estar nos escalões superiores, por isso temos de acelerar o passo".
No entanto, ainda há muito a fazer antes da partida de sexta-feira contra o Hertha BSC. "Queremos reforçar a nossa defesa e a nossa linha da frente", afirmou o diretor desportivo Frank Baumann. O goleador Moussa Sylla e o talento Taylan Bulut são candidatos à venda, a fim de colocar dezenas de milhões de euros nos cofres vazios e tapar o enorme buraco da dívida.
O grande desafio para Baumann é formar um plantel poderoso que satisfaça as elevadas exigências dos Royal Blues. "Queremos voltar a ganhar jogos", disse Loris Karius. O guarda-redes, com a sua vasta experiência, deverá formar um eixo estável ao lado dos novos contratados Timo Becker e Nikola Katic, bem como de Karaman. No entanto, tanto Becker (tornozelo) como Katic (concussão) tiveram de ser substituídos por lesões contra o Sevilha.
Muslic deve proporcionar mais estabilidade do lado de fora. Em comparação com o seu antecessor, Kees van Wonderen, o treinador de 42 anos é"mais um agregador de pessoas e empático, sem rancores.Com ele, nós, os jogadores, percebemos que não podemos dar apenas 80 ou 90 por cento nos treinos, porque senão levamos logo um pontapé no rabo",afirma Karius.
O ídolo do clube, Olaf Thon, também está entusiasmado com Muslic."Ele irradia um espírito de otimismo, de euforia. Precisávamos deste sangue fresco", afirma o Eurofighter. Um jogo de teste perante mais de 45.000 adeptos? Isso é que é "Liga dos Campeões". E mesmo que muitos adeptos, como Thon,"esperassem mais" contra o Sevilha, estão"bem dispostos" depois de um dia atmosférico com vista à nova época.
O mesmo se aplica a Muslic. "É possível ver que a equipa está a interiorizar cada vez mais as estruturas e os nossos princípios", afirmou o treinador, que se mostrou inebriado pelo ambiente do Schalke.