"Fortuna para todos": o fenómeno que atrai multidões em Dusseldorf

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

"Fortuna para todos": o fenómeno que atrai multidões em Dusseldorf

Será uma revolução? O primeiro jogo gratuito do Fortuna atraiu 120.000 espectadores
Será uma revolução? O primeiro jogo gratuito do Fortuna atraiu 120.000 espectadoresProfimedia
O Fortuna Dusseldorf está a pôr em prática os anúncios da primavera: os adeptos não terão de pagar bilhete para o jogo. Mais de 50.000 pessoas estarão este sábado nas bancadas, mas a procura era muito maior.

Na época passada, o clube reuniu uma média de 29,4 mil espectadores, tendo entrado na atual competição da Bundesliga 2 com uma média ainda mais impressionante de 33,5 mil. Mas, nos últimos três anos, só uma vez esgotaram todos os bilhetes. Em média, cada jogo proporcionou ao Fortuna Dusseldorf 400-500 mil euros em receitas de bilheteira. Isto não é suficiente, porque a utilização do Merkur-Spiel Arena é muito cara.

Acompanhe as principais incidências da partida

"Para ser sincero, o estádio era um dos factores mais importantes que impediam o crescimento do clube", admitiu o Alexander Jobst, diretor executivo do Fortuna, numa entrevista à DPA. Por isso, o clube da segunda divisão anunciou no final de abril o plano "Fortuna fur Alle" (Fortuna para todos), que surpreendeu o mundo do futebol: ingressos gratuitos para todos.

Primeiro jogo gratuito com grande interesse

Na mesma entrevista, Alexander Jobst gaba-se do interesse recorde nos bilhetes para o clássico deste sábado contra o 1. FC Kaiserslautern. Oficialmente, houve cerca de 120 000 compradores de bilhetes. No entanto, isto não é bem verdade, pois Jobst incluiu neste número os portadores de passes e os adeptos visitantes (que também têm este jogo num pacote gratuito, mas não se registaram no sistema). No total, 21.000 bilhetes apareceram em distribuição aberta. Subtraindo os portadores de passes, houve 86.000 compradores para o pacote gratuito.

É um número ainda muito elevado. Tanto assim é que o clube vai abrir os portões do estádio às 18:00 de sábado, duas horas e meia antes do apito inicial. Isto também tem a ver com as manifestações no centro de Düsseldorf, que podem tornar a viagem mais longa.

Porque é que o Fortuna está a oferecer bilhetes de graça?

A venda de bilhetes e passes, com pouco mais de metade da capacidade do estádio, não é suficiente para que o Fortuna consiga obter as chamadas receitas de dia de jogo. Como o estádio é municipal, a autarquia fica com a totalidade das receitas da restauração, pelo que, para além dos bilhetes, resta ao Fortuna a distribuição de lembranças. Para vender mais lembranças, é necessário um público mais elevado e o círculo fecha-se.

Com o lançamento do projeto de bilhetes gratuitos, o Fortuna conseguiu retomar as conversações com a cidade sobre a partilha de receitas: "Com o nosso projeto, demos um sinal à cidade de que estamos abertos e de que estamos a dar algo a todos os residentes. Em contrapartida, a cidade manifestou a sua vontade de dar ao clube uma voz mais forte na comercialização do estádio e da restauração. Este fim de semana será a primeira vez que teremos uma partilha de receitas", anunciou Jobst.

Além da participação na comercialização e no serviço de restauração, o Fortuna conta com um grande salto nas vendas de souvenirs, graças ao número de adeptos que ficam com mais dinheiro no bolso. É por isso que haverá stands adicionais, uma nova gama ou a primeira revista impressa de jogos da época. Alexander Jobst salientou que, mesmo antes do jogo, o aumento das receitas provenientes das lembranças era muito claro, chegando a 30%.

Como funciona o projeto?

Oficialmente, o modelo baseia-se na disponibilidade dos patrocinadores para cobrirem uma parte significativa dos fundos que o clube arrecadaria com a venda de bilhetes. Em contrapartida, os patrocinadores obtêm um alcance muito maior, uma vez que a audiência direta dos jogos, o valor de marketing e de imagem e o próprio clube como parceiro aumentam significativamente. A campanha tem sido coberta por meios de comunicação social de quase todo o mundo desde abril.

Na atual fase piloto, o plano consiste em realizar três jogos gratuitos por época. A escolha recaiu sobre os duelos tradicionalmente populares contra o Kaiserslautern (21), o St. Pauli (em janeiro) e o Eintracht Brunswick (em abril). Não oficialmente, diz-se que os patrocinadores estão a contribuir com 40 milhões de euros, para o pacote de cinco épocas (15 jogos gratuitos).

O Fortuna anunciou ainda que está a considerar a hipótese de acabar com as entradas pagas após um período piloto.