Holstein Kiel garantiu subida à Bundesliga pela primeira vez

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Holstein Kiel garantiu subida à Bundesliga pela primeira vez

Um golo cedo ajudou o Kiel a chegar à Bundesliga
Um golo cedo ajudou o Kiel a chegar à BundesligaProfimedia
O Holstein Kiel vai jogar na Bundesliga pela primeira vez na história do clube, na época 2024/25. No confronto decisivo com o rival direto, o Fortuna Düsseldorf, um empate 1-1 foi suficiente para os alemães do norte garantirem que não poderiam mais ser afastados dos dois primeiros lugares na última jornada. Benedikt Pichler (2') deu aos anfitriões uma vantagem inicial, enquanto Christos Tzolis (70') empatou de grande penalidade, após intervenção do VAR.

O St. Pauli ainda tem de esperar, mas pode garantir a promoção direta com um ponto contra o Osnabrück, este domingo (12:30). Apenas duas derrotas para o Hamburgo manteriam o Fortuna na disputa pelo segundo lugar.

Recorde o Holstein Kiel-Fortuna Düsseldorf

Pichler (2') para o Holstein e Tzolis (70') para o Fortuna marcaram os golos de um espetacular jogo de topo de tabela, em que a corrida à subida de divisão atingiu o seu clímax.

O Kiel conseguiu finalmente colocar a bandeira do estado mais a norte da Alemanha no mapa da primeira divisão ,com o espírito de equipa que já tinha demonstrado em muitas ocasiões.

"É um feito incrível", disse o diretor-geral do desporto, Carsten Wehlmann, na Sky.

"É sensacional para a equipa, para o clube e para o nosso estado federal", acrescentou. 

Agora é hora de comemorar no estilo do norte da Alemanha.

"Vai ser uma noite muito, muito longa. As pessoas vão voltar para casa já com a luz do dia", referiu.

O Kiel é o 58.º clube da Bundesliga desde a sua introdução em 1963.

Fortuna queria atacar

A situação inicial antes do pontapé inicial era extremamente tensa: após o deslize decisivo do Hamburgo em Paderborn, na noite de sexta-feira (0-1), o Fortuna não precisava mais temer um ataque do quarto classificado na tabela e pôde atacar o Kiel com vigor renovado.

Diante dessa oportunidade histórica, era importante que a equipe de Rapp não se deixasse levar pela emoção.

No Estádio Holstein, que teve lotação esgotada, com 15.034 espectadores, o jogo começou sem qualquer tipo de fase de adaptação. Logo após abrir o marcador, o Fortuna reclamou um penálti após um suposto toque de mão do central Patrick Erras. O árbitro Sven Jablonski decidiu não marcar depois de ver as imagens de vídeo, aos 4 minutos.

"A bola teria entrado na baliza. Só pode ser penálti. Não é possível", disse Klaus Allofs, membro da direção do Fortuna, mais tarde na Sky.

O Kiel sobreviveu ao período de pressão dos visitantes e tentou controlar o jogo até ao intervalo. No segundo tempo, o Fortuna arriscou cada vez mais e o jogo transformou-se num verdadeiro suspense.