Mais

Karius volta a recuperar as boas sensações: "Fiquei sem voz"

Loris Karius festeja pelo Schalke
Loris Karius festeja pelo SchalkeČTK / imago sportfotodienst / osnapix / Marcus Hirnschal
Loris Karius faz um excelente regresso - o guarda-redes brilhou com inúmeras defesas na vitória do Schalke por 1-0 contra o Preußen Münster.

Quando Loris Karius também impediu o último ataque furioso do Preußen Münster com defesas extraordinárias, os jogadores do Schalke 04 invadiram o campo em direção ao vencedor do jogo e atiraram os braços à volta do seu pescoço. Mas o guarda-redes - que já chegou à final da Liga dos Campeões na sua ilustre carreira, caiu em desgraça e está agora a começar de novo na Bundesliga 2 - manteve-se muito modesto após o seu extraordinário regresso ao futebol profissional alemão.

"Foi bom para uma estreia",disse Karius ao microfone da Sky sobre a vitória por 1-0 sobre o Münster. A mensagem aos seus próprios adeptos nas redes sociais foi muito mais emotiva: "A minha voz desapareceu. Foi uma sensação incrivelmente boa voltar a jogar. Três pontos importantes, vamos seguir em frente".

Os últimos jogos de Loris Karius
Os últimos jogos de Loris KariusFlashscore

O que Karius mostrou no seu primeiro jogo na Alemanha desde 28 de fevereiro de 2021 foi muito mais do que "bom". Seja com o pé ou com uma reação rápida com as mãos: O antigo guarda-redes do Liverpool não foi ultrapassado pelo Münster.

Também exalou confiança e liderou bem a defesa. Em algumas situações, o seu "instinto" ajudou, disse Karius. Ele estava"no túnel" - e mereceu elogios extras do seu treinador.

"O nosso guarda-redes fez a diferença", disse Kees van Wonderen:"Estou feliz pelo Schalke, pela equipa, por ele". Karius manteve-se modesto, dizendo que "é sempre bom para um guarda-redes destacar-se: "Mas no final, eu estava na baliza para isso. Tentei dar segurança à equipa e desarmar tudo o que vinha à baliza. É esse o meu trabalho, ficaria desiludido se não conseguisse evitar as bolas."

Para Olaf Thon, ícone do Schalke, Karius foi "o homem que salvou a vitória". Ele fez "um grande elogio" ao guarda-redes, mas também enfatizou: "Agora é só começar".

Uma carreira complicada

Karius gostou da atenção, mas também falou sobre os "tempos não tão bons" que viveu. A final da Champions de 2018 é inesquecível, quando o Liverpool perdeu com o Real Madrid perante todo o mundo do futebol, em parte devido aos erros do alemão.

Karius esteve no ponto mais baixo da sua carreira em 2018
Karius esteve no ponto mais baixo da sua carreira em 2018FRANCK FIFE/AFP

Para Karius, o capítulo do Liverpool estava então terminado. Jogou por empréstimo no Besiktas, no Union Berlin e no Newcastle- nunca encontrou a sua felicidade desportiva.

Agora, o novo começo é no Schalke. Em janeiro, assinou um contrato com o clube de Gelsenkirchen até ao final da época. O acordo é uma oportunidade para ambos. O Schalke espera ter um guarda-redes estável, depois de Justin Heekeren se ter revelado inseguro. Para Karius, trata-se de nada menos do que a continuação da sua carreira.