Mais

Oficial: Após diagnóstico de cancro, Boetius atreve-se a começar de novo no Darmstadt

Boetius quer começar de novo no Darmstadt
Boetius quer começar de novo no DarmstadtČTK / imago sportfotodienst / Andre Weening
O médio Jean-Paul Boetius está de regresso ao futebol profissional depois de uma longa batalha contra o cancro. O neerlandês, que estava sem clube há um ano e meio, passou nos exames médicos do Darmstadt 98, clube da Bundesliga 2.

"Jean-Paul Boetius traz não só dinamismo e criatividade, mas sobretudo um grande coração de lutador. A sua luta pessoal nos últimos anos também o demonstrou", declarou o diretor desportivo Paul Fernie. Os Lilies não forneceram qualquer informação sobre a duração do contrato.

Boetius foi diagnosticado com um tumor nos testículos no outono de 2022 e voltou aos relvados apenas quatro semanas depois, aos 30 anos. Em março de 2023, porém, soube que a doença, que já tinha vencido uma vez, se tinha propagado. O antigo profissional do Hertha Berlim e do Mainz 05 foi submetido a quimioterapia e, mais recentemente, treinou com a equipa sub-21 do seu clube natal, o Feyenoord.

Boetius já tinha declarado em agosto que sonhava com o regresso aos relvados.

"Um estádio cheio depois do jogo e uma corrida à volta do relvado com a minha filha nos braços. Faço tudo por isso", disse o neerlandês numa entrevista ao Transfermarkt.

"Neste momento estou bem, estou novamente saudável. Os quatro meses de quimioterapia terminaram e há dois meses e meio que estou de volta aos treinos".

Em Darmstadt, o jogador vai vestir a camisola 10, mas ainda vai demorar algum tempo até se estrear.

"Ele ainda vai precisar de algum tempo, mas também vai receber paciência e apoio da nossa parte ao longo do caminho. Acreditamos firmemente nele e estamos convencidos de que ele vai provar as suas qualidades para nós", disse Fernie.