Mais

Schalke 04 funda cooperativa de patrocínio para lidar com situação financeira

Schalke 04 lida com problema financeiro
Schalke 04 lida com problema financeiro ČTK / imago sportfotodienst / JOERAN STEINSIEK
O Schalke 04, da Bundesliga 2, está a abrir novos caminhos financeiros e a fundar uma cooperativa. Os azuis reais estão sobrecarregados com um elevado passivo e, para "moldar o futuro, os encargos herdados devem ser reduzidos passo a passo", anunciou o clube na quarta-feira. A cooperativa de desenvolvimento tem por objetivo "apoiar e acelerar" este processo.

Numa primeira fase, a cooperativa, na qual podem participar os 190 mil sócios do clube, adquirirá acções da empresa do estádio. " Para nos libertarmos dos grilhões financeiros, temos de trazer dinheiro para o clube", explicou o diretor executivo Matthias Tillmann à Funke Mediengruppe. Foram analisadas várias opções e Matthias Tillmann ficou convencido de que "a cooperativa de desenvolvimento é a melhor opção para o Schalke ". Assim, o clube também evita ficar dependente de um financiador externo.

De acordo com o diretor de 39 anos, o Schalke tem atualmente "cerca de 160 milhões de euros em passivos e um elevado capital próprio negativo". Em 2023, cerca de 16 milhões de euros foram pagos em juros e amortizações - "isso é mais dinheiro do que muitos clubes da segunda divisão têm disponível para o seu plantel licenciado", disse Tillmann.

O Schalke tenciona anunciar mais informações na assembleia geral de 16 de novembro. Até à data, apenas o FC St. Pauli fundou uma cooperativa no futebol profissional alemão.