Mais

Vuskovic suspenso por doping: "Inocente e toda a gente sabe disso"

Adeptos do HSV incentivam Vuskovic
Adeptos do HSV incentivam VuskovicČTK / imago sportfotodienst / Eibner-Pressefoto/Marcel von Fehrn
O futebolista profissional Mario Vuskovic, que foi suspenso por doping, continua a recusar-se a aceitar a sua suspensão de quatro anos. "Estou inocente e toda a gente sabe disso. É essa a parte incrível disto", afirmou o antigo e futuro jogador do Hamburgo numa rara entrevista à revista 11Freunde: "Quando olho para o caso hoje, acredito simplesmente que foi um erro do laboratório. Mas também sei porque é que a WADA (Agência Mundial Antidopagem) não o pode admitir: O sistema desmoronar-se-ia".

Mais recentemente, Vuskovic também falhou na luta contra a sua proibição, provavelmente em última instância. Tal como o Hamburger Abendblatt noticiou há pouco mais de duas semanas, o Supremo Tribunal Federal Suíço rejeitou o recurso do croata de 23 anos contra a decisão do Tribunal Internacional de Arbitragem do Desporto (CAS). O CAS confirmou a proibição, que também foi controversa entre os especialistas, no final de agosto, o que significa que Vuskovic provavelmente permanecerá banido até novembro de 2026. Em setembro de 2022, foi detectada eritropoietina estrangeira (EPO) numa amostra de doping recolhida pela Agência Nacional Antidopagem (NADA).

Desde então, tentou tudo"para provar a minha inocência em tribunal, exames à pele, testes de detetor de mentiras. A polícia também não encontrou uma cadeia de abastecimento, cientistas reconhecidos mundialmente concordam comigo", afirma Vuskovic:"Tentámos tudo, não podíamos ter feito mais e, no entanto, o veredito foi contra mim".

O HSV tinha rescindido o contrato com o defesa-central, mas ao mesmo tempo acordou uma nova parceria desportiva a partir de 2026. Muitos adeptos também continuam fiéis ao jogador de 23 anos. O contrato, que originalmente vigorava até junho de 2025, já não é válido.

"Se não tivesse o HSV a apoiar-me, se os adeptos não continuassem a comprar a minha camisola e a cantar o meu nome nos jogos em casa, teria desistido mais cedo. São estas coisas que me dão força para continuar a treinar sozinho todos os dias", disse Vuskovic "Para provar não só a mim próprio, mas também aos adeptos, ao clube e à minha família que posso voltar a isto." O contrato a partir de 2026, disse o croata, foi "uma grande honra".

Os números de Vuskovic
Os números de VuskovicFlashscore