Mais

GOATwatch: Messi nomeia os seus 10 melhores prodígios, Cristiano Ronaldo cria mini-GOATs

GOATwatch: Tudo sobre a eterna rivalidade entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo
GOATwatch: Tudo sobre a eterna rivalidade entre Lionel Messi e Cristiano RonaldoFlashscore / Yasser Bakhsh/Getty Images via AFP & Johnnie Izquierdo/Getty Images via AFP

GOATwatch - Quem é o "melhor de todos os tempos"? Entre recordes, desempenhos brilhantes e manchetes fora dos relvados, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo continuam a proporcionar-nos histórias para toda a vida, mesmo com quase 40 anos de idade, que seguimos semanalmente. Esta semana, Messi apresentou o seu top 10 de prodígios do futebol, enquanto Cristiano Ronaldo parece já ter criado sozinho a próxima geração de estrelas do futebol - o que abre caminho para o GOATwatch.

Quando a magia se torna rotina

Mais uma vez, Lionel Messi transformou o futebol numa obra de arte. No espetáculo de 5-2 do Inter Miami contra o Nashville SC, o jogador de 38 anos não só levou a sua equipa aos play-offs com um hat-trick, como também garantiu a Bota de Ouro da MLS, com 29 golos em 28 jogos.

Três golos, três obras-primas: do remate de longa distância ao penálti e ao remate final. O treinador Javier Mascherano rendeu-se ao astro: "Ele foi excecional, como sempre é." Foi uma daquelas noites em que a bola parecia obedecer ao pé de Messi como uma batuta de maestro.

Na Arábia Saudita, as coisas correram de forma muito diferente, mas não menos eficaz: Cristiano Ronaldo foi o autor do golo da vitória do Al Nassr sobre o Al-Fateh, por 5-1, e ainda deu outro golo a João Félix. Um penálti falhado? Foi um presente. Um minuto mais tarde, CR7 simplesmente mandou a bola para a baliza de longe - típico de CR7. Com o seu 800.º golo ao nível de clubes, o astro português atingiu uma marca quase impossível de alcançar.

Enquanto Messi consolidou o terceiro lugar na MLS e caminha para o segundo troféu de MVP, Cristiano Ronaldo levou o Al Nassr ao topo da tabela do Campeonato Saudita, com cinco vitórias em cinco jogos. Dois jogadores excecionais, mas quem levou a melhor?

O medidor de desempenho desta semana inclina-se ligeiramente para Messi, já que os playoffs e a Bota de Ouro são uma afirmação, mesmo no outono de uma carreira.

O GOAT-o-Meter desta semana
O GOAT-o-Meter desta semanaFlashscore / Yasser Bakhsh/Getty Images via AFP & Johnnie Izquierdo/Getty Images via AFP

De crianças prodígio e grupos de WhatsApp

Fora do campo, as duas estrelas mostraram o seu lado típico: Messi como mentor, Cristiano Ronaldo como um íman mediático. O argentino lançou a sua campanha "Messi+10: Season 2" e apresentou o seu top 10 pessoal de prodígios da atualidade.

Notável: Messi dispensou o entusiasmo em torno de Lamine Yamal, do Barcelona, que muitos vêem como o "novo Messi". Em vez disso, preferiu o ex-jogador do Mainz, Brajan Gruda, por exemplo, que atualmente joga no Brighton, clube da Premier League de Fabian Hürzeler, e ainda nomeou Rodrigo Mora, do FC Porto.

Messi também esteve presente no plano emocional. Depois da derrota da seleção argentina sub-20 na final frente a Marrocos, Messi deu palavras de encorajamento aos jovens nas redes sociais: "Animem-se, rapazes! Jogaram muito bem". Para alguns dos argentinos, esta mensagem significou provavelmente mais do que a própria final.

Cristiano Ronaldo, por outro lado, foi o assunto da semana com outras manchetes. Segundo a Forbes, continua a ser o futebolista mais bem pago do mundo: 280 milhões de dólares por ano. Além disso, o seu filho Cristiano Ronaldo Júnior foi convocado para a Seleção Nacional sub-16, pelo que a próxima geração está pronta e à espera.

E numa divertida história de um grupo de WhatsApp de antigas estrelas do United, CR7 mostrou o seu lado encantador e auto-depreciativo. "Não posso dizer mais nada, o Rio (Ferdinand) é um jornalista!", escreveu em tom de brincadeira.

Entretanto, a lenda do ténis Novak Djokovic prestou-lhe publicamente homenagem: "Ronaldo é um símbolo de longevidade no desporto", e não só para o sérvio, que é o melhor jogador de ténis.

Novos contratos, novos continentes, novos capítulos

Na Flórida, as conversas sobre o futuro de Lionel Messi estão a todo vapor. Segundo informações, o craque está prestes a renovar o seu contrato com o Inter de Miami. Com 45 golos em 28 jogos, Messi tem certamente argumentos a seu favor. O grande objetivo: a MLS Cup, que começa no dia 24 de outubro, com um novo confronto contra o Nashville. Para Messi, seria o final perfeito de uma temporada em que dominou tudo em campo.

Cristiano Ronaldo ficou de fora da viagem para a Índia, onde o Al Nassr vai defrontar o FC Goa na Liga dos Campeões AFC 2. Uma viagem exótica perante um público entusiasta que, desta vez, ficará sem a presença do astro português. Seguir-se-á o jogo do campeonato com o Al Hazem, uma oportunidade para Cristiano Ronaldo aumentar a sua conta de golos rumo à marca mágica dos 1000.

CR7 também se orgulha de acompanhar a carreira do seu filho, que vai disputar a Taça das Nações Sub-16, na Turquia, no final de outubro.