Mais

Jaissle elogia adeptos após conquista da Liga dos Campeões asiática: "Foi uma jornada louca"

O Al Ahli conquistou o seu primeiro título da Liga dos Campeões da Ásia
O Al Ahli conquistou o seu primeiro título da Liga dos Campeões da ÁsiaREUTERS / Stringer
O treinador Matthias Jaissle elogiou os adeptos do Al Ahli pela sua devoção ao clube, depois de ter conduzido a sua equipa à Liga dos Campeões Asiáticos no sábado, dois anos depois de o clube de Jeddah ter jogado na segunda divisão da Arábia Saudita.

Recorde as incidências da partida

Uma casa cheia no Estádio King Abdullah Sports City fez vibrar os anfitriões com a vitória por 2-0 sobre o Kawasaki Frontale, do Japão, garantindo que o clube se juntasse aos também sauditas Al Ittihad e Al Hilal na lista de honra do torneio.

"Foi uma jornada louca, para ser sincero", disse Jaissle sobre a ascensão do Al Ahli ao topo da Ásia. "Não há muito tempo, parecia completamente diferente".

"Mas os adeptos, o clube, eles mereceram. A emoção que eles têm e o apoio que dão ao clube são inacreditáveis, e por isso os rapazes puderam se entregar e trazer algo que eles merecem".

O Al Ahli é considerado um dos principais clubes da Arábia Saudita, mas muitas vezes viveu na sombra dos vizinhos Al Ittihad e Al Hilal, de Riad.

O Al Ittihad, atual líder da Saudi Pro League, conquistou títulos consecutivos da Liga dos Campeões da Ásia em 2004 e 2005, enquanto o Al Hilal foi campeão continental em quatro ocasiões, a última delas em 2021.

O Al Ahli, por sua vez, foi duas vezes vice-campeão asiático de clubes sem conquistar o troféu e passou por momentos difíceis em 2022, quando foi surpreendentemente despromovido para a segunda divisão do país.

Embora o regresso imediato à Saudi Pro League tenha sido garantido, foi o investimento significativo do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita em 2023 que elevou o clube, atraindo jogadores como Riyad Mahrez, Roberto Firmino e Ivan Toney.

Essas contratações de alto nível não foram capazes de proporcionar ao clube o primeiro título da liga nacional desde 2016, mas os golos de Galeno e Franck Kessie na primeira parte do jogo contra o Kawasaki garantiram a primeira coroa asiática com um registo invicto.

"Estou muito, muito orgulhoso dos jogadores", disse Jaissle, que chegou ao clube antes da primeira temporada de volta à Saudi Pro League. "O desempenho deles, toda a jornada nesta competição".

"Eles esforçaram-se muito para isso e os adeptos, que sempre criaram uma atmosfera e um apoio incríveis, algo que nunca consideramos garantido. Juntos podemos conseguir coisas especiais e foi isso que aconteceu esta noite. Quase sem palavras".

"Todo o respeito pelo nosso adversário, que nos causou dificuldades. No geral, merecíamos totalmente. Não tivemos uma única derrota nesta competição. Um grande chapeau para os jogadores e para todo o clube", concluiu.