O Vissel Kobe, que ocupava o primeiro lugar à entrada para os jogos de terça-feira, perdeu por 3-1 com o Pohang Steelers, enquanto o Gwangju FC empatou 1-1 depois de o Shanghai Port, que tinha 10 jogadores, ter empatado a partida através de um golo de Oscar, de grande penalidade, para ganhar um ponto.
O Johor Darul Ta'zim (JDT), por sua vez, empatou 0-0 com o Buriram United, da Tailândia, em Johor.
O Marinos venceu o campeão australiano em Gosford, com dois golos de Kento Inoue na primeira meia hora de jogo, colocando a equipa de John Hutchison no controlo da partida.
Inoue marcou aos seis minutos, cortando para a esquerda para desviar o remate do guarda-redes Dylan Peraic-Cullen, e o extremo dobrou a vantagem 24 minutos mais tarde, com um remate certeiro.
Aos 36 minutos, Anderson Lopes desviou a bola e marcou o terceiro golo da equipa da J-League. A 20 minutos do fim, Jun Amano marcou um livre em curva que selou a vitória.
Com esta vitória, o Yokohama Marinos chegou aos 13 pontos, à frente de Kobe e Gwangju no saldo de golos, sem que nenhuma equipa do lado oriental da competição tenha conseguido confirmar a passagem à fase seguinte.
Os oito primeiros classificados da fase de grupos da Ásia Oriental e Ocidental passam à fase a eliminar, com os oitavos de final a serem disputados em março.
Em Xangai, Heo Yool colocou o Gwangju na frente, sete minutos antes do intervalo, e o Port ficou reduzido a 10 homens quando Wei Zhen foi expulso após um choque aparentemente inócuo com Shin Chang-Moo, aos 10 minutos da segunda parte.
A falta cometida por Kim Jin-Ho sobre Oscar, no entanto, deu ao campeão da Superliga Chinesa uma oportunidade de recuperar, e o brasileiro converteu com tranquilidade aos 76 minutos para levar o Shanghai Port ao sétimo lugar, com oito pontos.
O Pohang Steelers reacendeu as esperanças de qualificação com uma vitória por 3-1 sobre o líder da J-League, o Vissel Kobe, na Coreia do Sul, que levou o quinto classificado Park Tae-ha aos nove pontos em seis jogos.
O potente remate de Han Chan-Hee num livre indireto deu vantagem à equipa da casa aos 13 minutos e o remate de Kim In-Sung, sete minutos mais tarde, duplicou a vantagem.
Daiju Sasaki descontou para o Kobe com um penálti aos 34 minutos, mas Jeong Jae-Hee selou a vitória nos descontos.
O JDT ficou pelo empate sem golos com o Buriram United, num confronto bastante disputado em Johor, com jogadores expulsos de ambas as equipas.
Murilo Henrique recebeu o cartão vermelho aos 13 minutos do primeiro tempo, para os donos da casa, e o capitão do Buriram, Theerathon Bunmathan, seguiu o mesmo caminho no intervalo, enquanto Park Jun-Heong, do JDT, foi expulso nos descontos no final do jogo.