Os dez estádios de futebol mais bonitos do mundo que ninguém conhece

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os dez estádios de futebol mais bonitos do mundo que ninguém conhece

Os estádios de futebol mais bonitos do mundo que ninguém conhece
Os estádios de futebol mais bonitos do mundo que ninguém conheceMAD Architects/CreatAR Images
Marakana, Allianz Arena, Estádio da Luz. O mundo da arquitetura dos estádios é gigantesco e já foi suficientemente abordado pelo jornalismo nas últimas décadas. Com a era das redes sociais, os estádios menos conhecidos e com características únicas estão cada vez mais a chegar aos olhos do público. O Flashscore foi à procura de dez belezas que têm recebido menos atenção dos media e apresenta-os neste artigo.

10) Estádio BBVA Bancomer

Localização: Guadalupe, México

Capacidade: 51.000

Eventos significativos: Mundial-2026

Estádio BBVA Bancomer
Estádio BBVA BancomerProfimedia

O estádio do BBVA em Guadalupe, no México, tem a alcunha de "El Gigante de Acero". O estádio do C.F. Monterrey é o quarto maior estádio do México. Destaca-se sobretudo pela vista deslumbrante do Cerro de la Silla, que se estende a 1.820 metros acima do nível do mar e pode ser visto das bancadas noroeste do estádio.

51.000 espectadores também estarão sentados aqui para o Campeonato do Mundo de 2026, quando o estádio, inaugurado em 2015, será um dos três estádios mexicanos da competição.

9) Estádio de Quzhou

Localização: Quzhou, China

Capacidade: 30.000

Eventos significativos: -

O Estádio de Quzhou
O Estádio de QuzhouMAD Architects/CreatAR Images

A arquitetura e a paisagem fundem-se neste projeto da MAD Architects em Quzhou, perto de Xangai, que ficará concluído em breve. O estádio foi construído no meio de um parque e é parcialmente subterrâneo, pelo que parece fazer parte do espaço verde.

Vista aérea do estádio moderno
Vista aérea do estádio modernoMAD Architects/CreatAR Images

Quando o estádio for oficialmente inaugurado, terá capacidade para 30.000 espectadores. No entanto, ainda não foi marcada uma data.

8) Estádio Nueva Balastera

Localização: Palencia, Espanha

Capacidade: 8.100

Principais eventos: Final da Taça do Rei de râguebi (2012, 2014)

O Neuva Balastera visto do exterior
O Neuva Balastera visto do exteriorTurismo Ayuntamiento de Palencia

O Nueva Balastera é a casa do clube da quinta divisão CD Cristo Atlético de Palencia, perto de Valladolid. Caracteriza-se por uma arquitetura quadrada e por projetores futuristas, em forma de lâmpadas nocturnas.

O estádio foi inaugurado em 2006, com o jogo internacional de sub-21 entre a Espanha e a Itália. Em 2007, ganhou o Grande Prémio nos Prémios de Arquitetura Enor.

7) Marakana (Rajko Mitić)

Localização: Belgrado, Sérvia

Capacidade: 60.000

Acontecimentos marcantes: Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1973, final do Campeonato da Europa de 1976, Taça UEFA de 1979

O Marakana em Belgrado 2022
O Marakana em Belgrado 2022Profimedia

Bengalas e atmosfera quente: Marakana não é só no Rio de Janeiro! É certo que o estádio Rajko Mitić não é certamente um nome desconhecido no futebol. E a maioria dos adeptos deve ter uma ideia aproximada do estádio do Estrela Vermelha de Belgrado e da seleção nacional da Sérvia.

No entanto, muitas vezes passa um pouco despercebido, especialmente em comparação com o seu irmão mais velho, altamente popular. A alcunha remonta a 1964, altura em que o estádio tinha capacidade para 110.000 espectadores, quando totalmente construído, e era um dos maiores estádios do mundo. O traçado redondo também lembra o seu homónimo. Desde então, o público foi reduzido para 60.000 pessoas.

6) Estádio Hazza bin Zayed

Localização: Al Ain, Emirados Árabes Unidos

Capacidade: 25.000

Eventos marcantes: Segunda mão da final da Liga dos Campeões da AFC de 2016, Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA de 2017 e 2018, Taça da Ásia de 2019.

Estádio Hazza bin Zayed
Estádio Hazza bin ZayedProfimedia

Entre os muitos estádios modernos do Médio Oriente, escolhemos o Estádio Hazza bin Zayed, que é bastante desconhecido, especialmente quando comparado com os estádios do Campeonato do Mundo de 2023 no Catar.

Vista interior
Vista interiorProfimedia

A forma do estádio do Al Ain tem como objetivo tirar o máximo partido da luz solar e do vento em termos de sustentabilidade e jogabilidade. Por exemplo, tanto o relvado como as bancadas estão à sombra ao meio-dia.

Outra caraterística marcante é a fachada com a típica estrutura de palmeiras, que pode ser iluminada em diferentes cores.

5) Estádio Municipal de Saida

Localização: Sidon, Líbano

Capacidade: 22.600 pessoas

Principais eventos: Taça da Ásia de 2000

A resposta mediterrânica do Líbano ao Estádio Henningsvaer Fjord, na Noruega: O Estádio Municipal de Saida, onde o Al-Ahli Saida SC disputa os seus jogos em casa, está construído diretamente sobre o mar e é utilizado principalmente para jogos nacionais e internacionais. Foi também utilizado para a Taça da Ásia em 2000.

Uma caraterística marcante é a tribuna principal quadrada e coberta, que se destaca da planta oval e sem telhado, e que também pode ser vista de longe.

4) Kantrida

Local: Rijeka, Croácia

Capacidade: 10.600 pessoas

Acontecimentos marcantes: -

Kantrida, Rijeka
Kantrida, RijekaFlashscore

Até hoje a casa oficial do HNK Rijeka, a equipa tem disputado os seus jogos perante o seu próprio público em Rujevica, a 4 quilómetros de distância, desde 2015. Está planeado um novo edifício para o Kantrida, mas ainda não existem estruturas concretas.

A particularidade do estádio é que um alto muro de pedra estende-se por trás da bancada leste e termina na estrada magistral, que conduz diretamente ao centro da cidade de Rijeka. A partir daí, além de uma vista deslumbrante da Baía de Kvarner e das ilhas circundantes ao longe, também se tem uma vista do relvado.

Vista de Opatija e Ucka
Vista de Opatija e UckaFlashscore

Por trás do parque de estacionamento da bancada oeste, por outro lado, encontra-se o Mar Mediterrâneo, nas imediações do qual os habitantes locais desfrutam das suas horas de banho no verão. Um espetáculo de natureza e arquitetura nas imediações da cidade e do mar.

3) Arena de Borisov

Localização: Borisov, Bielorrússia

Capacidade: 13.126

Eventos significativos: -

A Arena Borisov acolheu 13 jogos internacionais da seleção da Bielorrússia entre 2014, ano da sua inauguração, e 2017, ano em que o estádio principal de Minsk foi renovado.

Arena Borisov
Arena BorisovProfimedia

O estádio apresenta um revestimento em forma de cúpula, com alumínio brilhante. O projeto do gabinete OFIS Architects destaca-se igualmente pelas janelas escuras em forma de bolha. Na nossa opinião, é uma verdadeira afirmação.

Vista exterior
Vista exteriorProfimedia

O recinto está situado numa zona arborizada no extremo sudeste da cidade e é facilmente acessível por estrada.

2) Estádio IAI Nihondaira

Localização: Shizuoka, Japão

Capacidade: 20.339

Principais eventos: -

Japão, Monte Fuji? Sim, por favor! O ambiente nos estádios japoneses é sempre fantástico. O que é que pode ser melhor do que uma vista para o singular Monte Fuji? O Estádio IAI Nihondaira, em Shizuoka, a cerca de 40 minutos de carro da cidade de Fuji, oferece tudo isso - e ficou em segundo lugar no nosso ranking por esta vista idílica.

Vista do Monte Fuji
Vista do Monte FujiBarry Valder, CC0, via Wikimedia Commons

É a casa do Shimizu S-Pulse, da segunda divisão japonesa. O estádio foi construído em 1991

1) Estádio Nakivubo

Localização: Kampala, Uganda

Capacidade: 35.000

Principais eventos: Taça CECAFA 2000

E o vencedor é... o Estádio Nakivubo, em Kampala! Um projeto que ainda não está totalmente concluído. No entanto, já deu à cidade um edifício futurista, que proporciona um contraste quase bizarro com a caótica Kampala, no meio de animados centros comerciais e mercados.

No entanto, o estádio recebeu recentemente o seu relvado e deverá em breve estar pronto para a ação futebolística. O estádio existe desde 1954 e já foi objeto de obras de renovação em 2013 e 2017. Quando a construção estiver concluída, espera-se que o estádio tenha capacidade para 35.000 pessoas, em vez das atuais 30.000. No entanto, o que é muito mais impressionante é que o estádio será um dos edifícios mais modernos de África quando estiver concluído.

A disposição do Estádio Nakivubo, com a sua estreiteza e a proximidade das bancadas, quase convida ao futebol de rua. Numa entrevista recente, o diretor do projeto, Kiggundu Hamis, prometeu que os jogos poderão ser disputados até ao final do ano. A longo prazo, é claro, o objetivo é o Campeonato Africano de Futebol de 2027, ao qual se candidatam, juntamente com o Quénia e a Tanzânia, como anfitriões. O estádio já foi confirmado pela CAF.