Mais

Petro de Alexandre Santos prepara estreia na nova competição africana de clubes

Alexandre Santos, treinador do Petro de Luanda
Alexandre Santos, treinador do Petro de LuandaPetro Luanda
O Petro de Luanda, bicampeão angolano treinado pelo português Alexandre Santos, joga no próximo sábado, em Luanda, com o Mamelodi Sundowns (África do Sul) para a primeira mão da eliminatória inaugural (quartos de final) da nova prova do calendário dos clubes africanos, a African Football League (AFL).

Esta prova resulta de uma parceria entre a Confederação Africana de Futebol (CAF) e a FIFA. O objetivo passa por juntar as melhores e mais mediáticas equipas do continente numa competição criada no seguimento da tão falada e controversa Superliga Europeia.

Para esta primeira edição da AFL foram convidadas oito equipas, com base no ranking atual e na divisão geográfica do território africano. A partir da próxima temporada, a de 2024/2025, já irão participar 24 clubes.

Isto mostra a importância da escolha do Petro de Luanda, que nas duas mais recentes edições da Liga dos Campeões Africanos chegou às meias-finais e à fase de grupos, respetivamente. Além do clube angolano, estarão presentes mais sete equipas: Al Ahly (Egito), Espérance de Tunis (Tunísia), Wydad (Marrocos), Enyimba (Nigéria), Mazembe (RD Congo), Mamelodi Sundowns (África do Sul) e o Simba (Tanzânia).

Alexandre Santos, o treinador português que vai já na sua terceira temporada ao serviço do Petro, acredita numa boa estreia na prova, mas reconhece que o facto do Girabola ainda não se ter iniciado retira capacidade competitiva aos seus jogadores.

É um orgulho para nós a participação do Petro na primeira edição da African Football League. Vamos lutar com todas as nossas forças para conseguir derrotar o campeão da África do Sul, mesmo sabendo que não vivemos um bom momento internamente pela ausência total de jogos”, explicou à sua assessoria de imprensa.

Contudo, Alexandre Santos, que já definiu como principal objetivo da temporada a conquista do tricampeonato angolano, algo que o Petro não consegue há quase três décadas, acredita que esta nova competição vai permitir mediatizar a qualidade do plantel que dirige.

Estamos muito focados e decididos a mostrar a toda a África que somos uma boa equipa, que pratica um bom futebol, que tem muita ambição e que lutará até ao último minuto para avançar neste incrível e difícil desafio”, assegurou o técnico português, de 46 anos.

O jogo entre o Petro de Luanda e o Mamelodi Sundowns está marcado para o próximo sábado, às 16:30, em Luanda. A AFL, nesta primeira edição, joga-se sempre a duas mãos (quartos de final, meias-finais e final), entre 20 de outubro e 11 de novembro.

Siga o Petro de Luanda-Mamelodi Sundowns no Flashscore