Petro de Alexandre Santos prepara estreia na nova competição africana de clubes

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Petro de Alexandre Santos prepara estreia na nova competição africana de clubes
Alexandre Santos, treinador do Petro de Luanda
Alexandre Santos, treinador do Petro de LuandaPetro Luanda
O Petro de Luanda, bicampeão angolano treinado pelo português Alexandre Santos, joga no próximo sábado, em Luanda, com o Mamelodi Sundowns (África do Sul) para a primeira mão da eliminatória inaugural (quartos de final) da nova prova do calendário dos clubes africanos, a African Football League (AFL).

Esta prova resulta de uma parceria entre a Confederação Africana de Futebol (CAF) e a FIFA. O objetivo passa por juntar as melhores e mais mediáticas equipas do continente numa competição criada no seguimento da tão falada e controversa Superliga Europeia.

Para esta primeira edição da AFL foram convidadas oito equipas, com base no ranking atual e na divisão geográfica do território africano. A partir da próxima temporada, a de 2024/2025, já irão participar 24 clubes.

Isto mostra a importância da escolha do Petro de Luanda, que nas duas mais recentes edições da Liga dos Campeões Africanos chegou às meias-finais e à fase de grupos, respetivamente. Além do clube angolano, estarão presentes mais sete equipas: Al Ahly (Egito), Espérance de Tunis (Tunísia), Wydad (Marrocos), Enyimba (Nigéria), Mazembe (RD Congo), Mamelodi Sundowns (África do Sul) e o Simba (Tanzânia).

Alexandre Santos, o treinador português que vai já na sua terceira temporada ao serviço do Petro, acredita numa boa estreia na prova, mas reconhece que o facto do Girabola ainda não se ter iniciado retira capacidade competitiva aos seus jogadores.

É um orgulho para nós a participação do Petro na primeira edição da African Football League. Vamos lutar com todas as nossas forças para conseguir derrotar o campeão da África do Sul, mesmo sabendo que não vivemos um bom momento internamente pela ausência total de jogos”, explicou à sua assessoria de imprensa.

Contudo, Alexandre Santos, que já definiu como principal objetivo da temporada a conquista do tricampeonato angolano, algo que o Petro não consegue há quase três décadas, acredita que esta nova competição vai permitir mediatizar a qualidade do plantel que dirige.

Estamos muito focados e decididos a mostrar a toda a África que somos uma boa equipa, que pratica um bom futebol, que tem muita ambição e que lutará até ao último minuto para avançar neste incrível e difícil desafio”, assegurou o técnico português, de 46 anos.

O jogo entre o Petro de Luanda e o Mamelodi Sundowns está marcado para o próximo sábado, às 16:30, em Luanda. A AFL, nesta primeira edição, joga-se sempre a duas mãos (quartos de final, meias-finais e final), entre 20 de outubro e 11 de novembro.

Siga o Petro de Luanda-Mamelodi Sundowns no Flashscore