A decisão surge a três meses do início da nova época da Allsvenskan e quase dois meses depois de o AIK ter terminado a campanha de 2025 na 7.ª posição, a quatro pontos e quatro lugares do acesso às competições europeias.
Líderes da Allsvenskan após nove jornadas, a formação de Solna ainda ocupava o 3.º lugar a cinco jogos do fim, mas uma sequência de apenas uma vitória em sete partidas até ao final da época fez a equipa descer na tabela.
O AIK ainda não anunciou um sucessor, estando o início dos trabalhos de pré-época marcado para quarta-feira, 7 de janeiro.
"Ao optarmos agora por mudar de treinador principal, é porque acreditamos que a equipa e o clube ficarão melhor servidos com um líder diferente nos próximos anos," afirmou o diretor e CEO do AIK, Fredrik Soderberg, em comunicado.
Thomassen deixou o Fredrikstad, da Noruega, para assumir o comando do AIK em julho de 2024, após a saída de Henning Berg, com o clube na 8.ª posição. O treinador das Ilhas Faroé conseguiu inverter o rumo da equipa e conduziu o Gnaget ao 3.º lugar e à qualificação para a Liga Conferência.
"O Mikkjal chegou a uma equipa que precisava muito de estrutura e organização. Terminou com uma recuperação historicamente forte no outono de 2024. Por isso, merece todo o nosso respeito e gratidão," pode ler-se ainda no comunicado de Soderberg.
Internacional pelas Ilhas Faroé em 13 ocasiões enquanto jogador, antes de iniciar a carreira de treinador no seu país, o cargo no AIK foi o primeiro de Thomassen no futebol sueco. Deixou uma mensagem sentida aos adeptos no site do clube, começando por dizer:
"Muito obrigado pela viagem que fizemos juntos. Obrigado por me terem dado a oportunidade de fazer parte do AIK durante algum tempo. Foi uma honra e uma responsabilidade que assumi com tudo o que tinha, em cada segundo em que estive ao vosso serviço."
