Semana de Dérbi: no canto mais futebolístico da Suécia, decide-se o título e a salvação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de Dérbi: no canto mais futebolístico da Suécia, decide-se o título e a salvação

Elfosborg perto do primeiro título em 11 anos e pode ficar mais perto se vencer o IFK Gotemburgo
Elfosborg perto do primeiro título em 11 anos e pode ficar mais perto se vencer o IFK GotemburgoElfsborg.se / Livesport
Estocolmo pode ser a capital da Suécia (e o AIK, em particular, tem um grande nome no país) e o Malmö até pode ser o clube mais bem sucedido, com 22 campeonatos, mas o principal bastião do futebol no país está noutro local - em Gotemburgo e arredores. Ali muito perto, o vizinho Elfsborg está na luta pelo título, ao fim de 11 anos. Porém, antes, terá de vencer o tenso dérbi de sábado contra o IFK.

Tradição reforçada por Häcken

Gotemburgo situa-se na costa ocidental da Suécia, na baía de Kattegat. Com 600.000 habitantes, é a segunda maior cidade do país, depois de Estocolmo. Tem várias alcunhas - é "amiga dos estudantes" devido às duas grandes universidades, "verde" devido aos muitos parques, e é também conhecida como "a capital do futebol da Suécia" devido à concentração de clubes da principal divisão.

É também a casa do clube desportivo mais antigo do país, o Örgryte IS, fundado em 1887. Sete anos mais tarde, nasceu o GAIS (abreviatura de Associação Atlética e de Futebol de Gotemburgo). O primeiro teve a hegemonia absoluta nos primórdios da Liga Sueca de futebol, triunfando sete vezes nas dez primeiras edições (1896-1905).

Outro dos vencedores, em 1903, foi mais uma equipa de Gotemburgo, o extinto IF. Até à data, conquistou 18 títulos de campeão e só recentemente caiu para o segundo lugar das tabelas de clubes com mais títulos, ultrapassado pelo Malmö FF, a equipa mais bem sucedida dos últimos anos.

Pouco depois do Örgryte, o IFK Gotemburgo e o GAIS também festejaram os seus primeiros títulos de campeão, no início do século XX. Assim, o primeiro grande dérbi de Gotemburgo foi criado nessa altura.

Mas a lista de equipas de sucesso desta cidade não se fica por aqui. Entre elas conta-se o BK Häcken, fundado em 1940. No entanto, entrou na elite dos campeões suecos mais de um século mais tarde do que todos os outros rivais da cidade. É o atual campeão sueco e o atual campeão desde 2022.

Ranking de cidades suecas com mais títulos ganhos por clubes locais. O Gotemburgo IF já não existe
Ranking de cidades suecas com mais títulos ganhos por clubes locais. O Gotemburgo IF já não existeFlashscore

O dérbi da cidade

Ao longo dos anos, tem existido um certo grau de rivalidade entre os cinco maiores clubes da cidade. Conforme o mencionado, mesmo antes da fundação do IFK Göteborg, o Örgryte IS era a unidade dominante. Este último era considerado um clube da classe média e alta, pelo que o IFK ganhou popularidade entre a classe operária imediatamente após a sua fundação. 

No início do século XX, a principal tendência da sociedade urbana era o cavalheirismo. Era comum os adeptos de futebol apoiarem tanto a sua equipa como os jogadores adversários.

No entanto, esse não era o caso na relação entre os adeptos do IFK e do Örgryte. A luta de classes e as diferentes opiniões políticas eram mais fortes. Tornaram-se frequentes os confrontos e as lutas entre os dois lados. Esta situação parecia um prenúnicio, já nessa altura, para o fenómeno dos hooligans que acabou por surgir em grande escala na Suécia algumas décadas mais tarde, seguindo o "modelo" das ilhas britânicas.

Gotemburgo é a casa de várias equipas de sucesso.
Gotemburgo é a casa de várias equipas de sucesso.P3K / Google Maps

Ainda hoje em dia, os adeptos suecos são famosos, tanto no sentido negativo como no positivo. Há já muitos anos que criam um excelente ambiente e deslocam-se em grande número aos estádios. Em 1959, o dérbi entre o IFK Gotemburgo e o Örgryte, estabeleceu o recorde de espetadores do campeonato sueco. Mais de 52.000 pessoas assistiram ao jogo. Outro dérbi de Gotemburgo estabeleceu um recorde de assistência na segunda liga. Em 1976, mais de 50.000 espectadores viram o duelo entre o IFK e o GAIS.

El Västico

Com o declínio da fama do Örgryte e do GAIS e a ascensão em simultâneo do IFK Gotemburgo, a relação entre os três grandes de Gotemburgo mudou. No entanto juntou-se rapidamente um outro forte concorrente aos homens do IFK - o IF Elfsborg, da cidade vizinha de Boras.

Esta cidade situa-se 65 quilómetros a leste de Gotemburgo. É uma cidade muito mais pequena (70.000 habitantes), mas, em campo, o Elfsborg começou a pisar os calcanhares da "capital do futebol da Suécia" na década de 1930. Foi nessa altura que substituiu o IFK no trono. O jogo entre os dois rivais é conhecido como Västderby (Dérbi do Oeste) ou também como El Västico.

O IFK Gotemburgo conquistou o último título - o seu 18.º - até à data em 2007. Uma época antes, os jogadores do Elfsborg também se sagraram campeões da liga, após uma longa espera de 45 anos. Desde então, ambas as equipas têm estado entre as melhores do campeonato sueco. O Elfsborg voltou a ser campeão (pela sexta vez) em 2012, enquanto o IFK terminou várias vezes em segundo ou terceiro lugar.

Para além da tensão natural entre as duas cidades vizinhas, o El Västico recuperou a carga de uma forte rivalidade desportiva ao fim muitos anos. E assume uma nova dimensão, completamente diferente, esta época.

Um duelo que pode ser decisivo

Faltam três jornadas para o fim da primeira divisão sueca (disputada no sistema primavera-outono). Os futebolistas do IFK Gotemburgo têm sentido dificuldades nos últimos anos e não estão a ter bons resultados, mesmo no dérbi ocidental contra o Elfsborg. Não vencem o rival há 10 jogos consecutivos. A situação atual é alarmante para um dos maiores e mais populares clubes do país. O IFK está atualmente na 13-ª posição (em 16), com apenas três pontos de vantagem sobre linha de água. A última vez que o famoso clube desceu foi em 1970.

Já o rival regionla, da cidade de Boras, tem "preocupações" diametralmente opostas, uma vez que o Elfsborg está de novo na luta pelo título. Atualmente, o clube tem dois pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Malmö. O nervosismo local é agravado pelo facto de o rival Häcken estar em terceiro lugar e poder, teoricamente, entrar na luta para defender o o título conquistado no ano passado.

Para completar o panorama geral na principal região futebolística da Suécia, é de referir que o GAIS está também na luta pela promoção à liga de elite a partir do segundo escalão, o Superettan. Atualmente (também na 2-ª divisão, a três jornadas do fim) ocupa a segunda posição, ou seja, a posição de promoção. Na época anterior, o GAIS estava na terceira divisão.

Quais serão os sentimentos no belo e novo estádio de Gotemburgo no final da época? Alegria, tristeza ou ambas? O estádio Gamla Ullevi, com 18.416 lugares, é a casa do IFK Gotemburgo, assim como do GAIS e do Örgryte, este último a tentar assegurar a manutenção na segunda divisão. Dentro de três semanas, será possível saber como será o desenrolar destas disputas futebolísticas no oeste da Suécia. O El Västico, com a característica de envolver a luta pelo título e pela manutenção, terá algo a dizer sobre isso. Acompanhe o duelo no Flashscore, na segunda-feira, às 18:10

O Estádio Gamla Ullevi é partilhado pelo IFK Gotemburgo, pelo Örgryte IS e pelo GAIS.
O Estádio Gamla Ullevi é partilhado pelo IFK Gotemburgo, pelo Örgryte IS e pelo GAIS.Goteborg.com

Próximos dérbi da semana

Sexta-feira, 27 de outubro

Irlanda - Primeira Divisão

St. Patricks - Shamrock Rovers

Dérbi do Sul de Dublin (South Dublin derby)

A rivalidade entre os clubes de Dublin, o St. Patricks e o Shamrock Rovers, só tem crescido nos últimos anos. A razão para isso é que o Shamrock Rovers, o clube mais bem-sucedido da Irlanda, mudou-se para o novo Estádio Tallaght, no sul de Dublin, em 2009, onde o St. Patricks costumava atuar.

Sábado, 28 de outubro

Japão - Liga J1

Cerezo Osaka x Gamba Osaka

Dérbi de Osaka

Um dos grandes motivos de interesse da principal competição japonesa é o confronto entre dois clubes da enorme área metropolitana de Osaka, com cerca de 20 milhões de habitantes. Os resultados são muito equilibrados (27 vitórias do Cerezo, 15 empates e 29 vitórias do Gamba).

Inglaterra - Primeira Liga

Chelsea - Brentford

Dérbi do Oeste de Londres (West London derby)

Historicamente, o Chelsea é claramente o melhor clube da zona ocidental de Londres. No entanto, ficou atrás do rival local na tabela da Premier League na última temporada. A última vez que os dois rivais se defrontaram (em abril de 2023), o Brentford venceu por 2-0 no terreno do Chelsea.

Espanha - LaLiga

FC Barcelona - Real Madrid

El Clásico

Um dos jogos de futebol mais prestigiados e vistos do mundo, entre os clubes mais bem sucedidos da Catalunha e de Espanha, o El Clásico. As várias derivações e adaptações do nome Clásico referem-se a inúmeros outros dérbis ou rivalidades futebolísticas em todo o mundo.

Domingo, 29 de outubro

Países Baixos - Eredivisie

PSV Eindhoven - Ajax de Amesterdão

"Duelo do topo" (De Topper)

No futebol neerlandês, a maior rivalidade é entre o Ajax, de Amesterdão, e o Feyenoord, de Roterdão, (o chamado De Klassieker). No entanto, logo a seguir, está o duelo entre as duas equipas historicamente mais bem-sucedidas. A seguir ao Ajax (36 títulos), está o PSV Eindhoven (24 títulos). No entanto, o Ajax entra na competição deste ano no a penúltimo lugar da tabela.

Inglaterra - Premier League

Manchester United - Manchester City

Dérbi de Manchester

Os clubes de Manchester, o United e City, são grandes nomes do futebol, assim como os encontros entre si. Os dois (embora com nomes diferentes) defrontaram-se pela primeira vez em 1881. O St. Mark's (mais tarde City) recebeu o Newton Heath LYR (mais tarde United). Na altura, o Newton Heath venceu por 3-0.

Hungria - OTP Bank Liga

Ferencváros - Újpest

Dérbi de Budapeste

Um dos duelos mais importantes do futebol húngaro. Independentemente da fase atual, o estádio está sempre cheio e o jogo é tenso. O Újpest não vence o rival desde 2015, mas o dérbi atual reveste-se de significativa importância porque será uma batalha pelo primeiro lugar da tabela.

República Checa - Fortuna Liga

Bohemians 1905 - Slavia Praga

Dérbi de Vršovice

Para além da batalha entre os "S" de Praga, Sparta e Slavia, os maiores clubes da cidade, existem também vários pequenos dérbis na cidade. Um deles é o jogo entre o Slavia e o Bohemians. Ambas as equipas estão sediadas no bairro de Vršovice e, na viagem de elétrico de um estádio para o outro, há apenas uma paragem.

França - Ligue 1

Olympique de Marselha - Olympique de Lyon

Choque dos Olímpicos (Choc des Olympiques)

Duas das maiores equipas de França têm os arqui-rivais noutro local. No caso do Marselha, o rival é o PSG da capital, enquanto para o Lyon o maior rival é o vizinho Saint-Étienne. Ainda assim, o confronto entre as duas equipas de nome Olympique é muito prestigiante.

Paraguai - Primeira Divisão

Olimpia Asunción - Cerro Porteño

O Clássico do futebol paraguaio (El Clásico del fútbol Paraguayo)

Duelo entre dois dos clubes mais bem-sucedidos e com as maiores claques espalhadas pelo Paraguai. Trata-se do Cerro Porteño e do Club Olimpia, ambos sediados na capital Assunção. Desde 1913 já disputarem entre si 450 jogos!

Brasil - Série A

Corinthians - Santos

Clássico alvinegro

O Corinthians e o Santos são duas das maiores e mais bem sucedidas equipas de São Paulo, uma megalópole com mais de 20 milhões de habitantes, o que a torna numa das maiores cidades do mundo. Como as cores dos clubes são branco e preto, Corinthians e Santos competem entre si naquele que é conhecido como o Clássico Alvinegro.

Segunda-feira, 30 de outubro

Grécia - Superliga

AEK Atenas x PAOK de Tessalónica

O clássico das águias de duas cabeças

A letra "K" nas siglas de ambos os clubes refere-se a Constantinopla (atual Istambul). Foi aqui que tiveram origem os fundadores do AEK e do PAOK, que eram refugiados gregos (ver mais na última edição da semana de dérbi). O símbolo de Constantinopla é a águia de duas cabeças, outro elo de ligação entre os rivais.