Mais

Futebol Americano: Bill Belichick, lenda da NFL, regressa como treinador da Universidade da Carolina do Norte

Bill Belichick vai treinar futebol universitário no próximo ano
Bill Belichick vai treinar futebol universitário no próximo anoJoseph Prezioso / AFP
Bill Belichick, antigo treinador dos New England Patriots, vai voltar a ser treinador da Universidade da Carolina do Norte, confirmou esta quarta-feira a instituição de ensino norte-americana.

A Carolina do Norte confirmou a nomeação num post no X, antigo Twitter, depois de vários meios de comunicação social norte-americanos terem noticiado que Belichick iria assinar um contrato de três anos no valor de 30 milhões de dólares (28 milhões de euros).

"Estou entusiasmado com esta oportunidade na UNC-Chapel Hill", afirmou Belichick num comunicado: "Cresci à volta do futebol universitário com o meu pai e prezo muito esse tempo. Sempre quis ser treinador numa universidade e agora estou ansioso por construir o programa de futebol em Chapel Hill".

Belichick está ausente dos bancos desde que deixou os Patriots em janeiro, após um reinado de 24 anos que lhe valeu seis vitórias na Super Bowl.

O taciturno treinador de 72 anos tem sido repetidamente ligado a cargos de treinador da NFL durante o seu hiato, tendo passado por várias entrevistas com os Atlanta Falcons em janeiro, apenas para que a equipa acabasse por escolher Raheem Morris. Desde então, o nome de Belichick tem sido mencionado em relação a vagas de treinador nos New York Jets, New Orleans Saints e Chicago Bears. Belichick também foi visto como um potencial substituto para o treinador dos Dallas Cowboys, Mike McCarthy.

Belichick é amplamente considerado o melhor treinador da história da NFL. Ganhou seis Super Bowls ao lado do quarterback Tom Brady e dois outros anéis como treinador adjunto dos New York Giants, numa carreira de treinador que se estendeu por uns incríveis 49 anos.

Ao escolher o futebol universitário, Belichick está a seguir os passos do seu pai Steve, que foi treinador adjunto na Universidade da Carolina do Norte de 1953 a 1955.

Depois de ter sido anunciado, na semana passada, que Belichick se tinha candidatado ao lugar na Carolina do Norte, ele disse ao Pat McAfee Show da ESPN, na segunda-feira, que planeava trazer o profissionalismo da NFL para o programa universitário dos Tar Heels.

"Se eu estivesse num programa universitário, o programa universitário seria uma via de acesso à NFL para os jogadores que tivessem a oportunidade de jogar na NFL. Seria um programa profissional - formação, nutrição, horários, treino, técnicas que seriam transferidas para a NFL", disse Belichick: "Seria um programa de nível universitário da NFL e um treino que prepararia os jogadores para as suas carreiras depois do futebol, quer seja no final da carreira universitária ou no final da carreira profissional. Mas centrar-se-ia no desenvolvimento dos jogadores, na gestão do tempo, na disciplina, na estrutura e em tudo o que seriam competências para a vida, independentemente de estarem na NFL ou algures no mundo dos negócios. Estou confiante de que tenho os contactos na Liga Nacional de Futebol Americano para abrir caminho aos jogadores que têm capacidade para competir na Liga Nacional de Futebol Americano. Se são suficientemente bons ou não, não sei, mas que estariam prontos, disso não tenho dúvidas."