Mais

Futebol Americano: Oklahoma State demite Mike Gundy após 21 temporadas

Mike Gundy deixa o comando técnico do Oklahoma State
Mike Gundy deixa o comando técnico do Oklahoma StateStacy Revere/Getty Images/AFP

Oklahoma State anunciou esta terça-feira que demitiu o treinador de futebol americano Mike Gundy após 21 temporadas.

A equipa começou a temporada com um registo de 1-2, tendo perdido para o n.º 9 Oregon (69-3) e depois para o Tulsa (19-12) na semana passada.

Gundy só teve duas temporadas negativas durante todo o seu tempo como treinador principal em Oklahoma State – a primeira e a última.

O técnico dedicou 35 dos seus 58 anos à universidade, atuando como jogador, treinador adjunto e treinador principal.

Gundy iria receber 6,25 milhões de dólares esta temporada e agora terá direito a um total de 15 milhões.

"O futebol americano dos Cowboys atingiu um nível de sucesso e destaque nacional sem precedentes sob a liderança do treinador Gundy," afirmou o diretor desportivo da OSU, Chad Weiberg.

"Acredito que falo em nome de todos os adeptos da OSU ao dizer que somos gratos por tudo o que ele fez para elevar o padrão e mostrar-nos o que é possível para o futebol americano de Oklahoma State", acrescentou.

"O futebol universitário mudou drasticamente nos últimos anos, e o investimento necessário para competir ao mais alto nível nunca foi tão importante," disse Weiberg.

"Enquanto procuramos o próximo treinador principal dos Cowboys, queremos alguém capaz de liderar o nosso programa nesta nova era. Também é fundamental continuarmos a apoiar os nossos estudantes-atletas, a nossa equipa técnica e a universidade ao longo da temporada, e espero que os nossos adeptos continuem a demonstrar esse apoio no Boone Pickens Stadium neste outono", explicou.

Gundy acumulou um registo de 170-90 ao longo de 21 temporadas, com 12 vitórias em bowls. Sob o comando de Gundy, a OSU terminou no Top 25 da AP por 17 temporadas consecutivas (2008-2024) e participou em 18 bowls seguidos entre 2006 e 2023.

O treinador, eleito três vezes o melhor da Big 12, levou os Cowboys a cinco presenças entre os 15 melhores, oito temporadas com 10 vitórias e duas com 12 triunfos. As suas 18 temporadas consecutivas com registo positivo estão empatadas como a nona maior marca da história do futebol americano da Divisão I.

E, há 18 anos, o lendário treinador protagonizou um dos momentos mais icónicos em conferências de imprensa da história do futebol americano.