O principal protagonista deste sucesso é a estrela Patrick Mahomes. Sob a direção do treinador Andy Reid e com o apoio de jogadores como o Travis Kelce, estão a caminho de mais um título esta época.
Depois de o Kansas City Chiefs ter conquistado apenas um título em mais de 60 anos de história do clube, uma nova era chegou ao Arrowhead Stadium com o HC Andy Reid. Logo na sua primeira época (2013), a equipa do Missouri impressionou com um registo de 11-5, depois de ter ganho apenas dois jogos no ano anterior.
Alex Smith também desempenhou um papel no sucesso da equipa, embora tenha sido sempre convincente na época regular nos cinco anos seguintes, foi uma desilusão nos playoffs. O ponto de viragem decisivo veio em 2018, quando Patrick Mahomes assumiu o leme em campo e anunciou uma nova história de sucesso.
Em 2019, os Chiefs foram coroados vencedores do Super Bowl graças ao excelente desempenho de Mahomes, Tyreek Hill e Travis Kelce. Em 2020, os Chiefs foram derrotados pelos Tampa Bay Buccaneers de Tom Brady na final, mas Mahomes & Co. provaram que podem ter um desempenho consistente ao mais alto nível. Em jogos absolutamente emocionantes, em 2022 contra os Philadelphia Eagles e em 2023 contra os San Francisco 49ers, os Chiefs conquistaram mais dois títulos da Super Bowl.
Um componente chave do sucesso durante esta fase foi a estabilização da defesa sob o comando do Steve Spagnuolo. Jogadores como o Chris Jones e os novos talentos da secundária conseguiram criar um forte equilíbrio entre o ataque e a defesa.
A sorte dos corajosos
Na atual temporada de 2024, os Chiefs mostraram mais uma vez porque estão entre os principais favoritos. Com uma vitória apertada de 19-17 sobre os Los Angeles Chargers, decidida por um golo de campo no último segundo, estão no topo da AFC com um recorde de 12-1.
O suspense no final do jogo foi grande: o chute não só foi feito pelo terceiro kicker - Harrison Butker e Spencer Shrader estavam lesionados - como também tocou na trave. Agora, a equipa tem na bagagem o seu nono título da AFC West e já está de olhos postos nos playoffs.
No entanto, as vozes dos críticos não se calam - especialmente depois de mais um jogo renhido - porque a forma como os Chiefs estão a ganhar os seus jogos é tudo menos dominante. Dez de suas doze vitórias foram por sete pontos ou menos.
Mas os fãs do "vermelho e dourado" não devem importar-se muito, já que o seu quarterback parece encontrar uma maneira de vencer nos minutos finais do jogo, semana após semana. E, se isso não acontecer, os Chiefs continuarão a ganhar de forma espetacular.
Missão três vezes
As perspetivas dos Chiefs são, portanto, mais uma vez promissoras nesta temporada. Com o melhor registo da AFC e um bilhete para os play-offs já garantido, a primeira tripla da história da NFL ainda está na mira. Até lá, o Cleveland Browns (3-10), o Houston Texans (8-5), o Pittsburgh Steelers (10-3) e o Denver Broncos (8-5) não são muitos testes difíceis na temporada regular.
Se vencerem os fortes Steelers do treinador Mike Tomlin, apenas os Buffalo Bills (10-3) podem lutar pelo primeiro lugar na classificação da AFC. No entanto, os Bills têm de defrontar os fortes Detroit Lions (12-1) no próximo domingo, o que não é tarefa fácil. Se Josh Allen & Cia. perderem em Motor City, o Chiefs pode planejar o importante bye para começar os playoffs.