Mais

Estádio Allegiant: o colosso ultramoderno que acolherá a Super Bowl LVII

A fachada do Estádio Allegiant
A fachada do Estádio AllegiantProfimedia
Os Kansas City Chiefs e os San Francisco 49ers vão lutar pelo troféu Lombardi a 11 de fevereiro, num recinto equipado com a mais recente tecnologia.

A NFL selecionou Las Vegas (Nevada) para acolher a Super Bowl LVIII. O jogo de encerramento da época será disputado entre os San Francisco 49ers e os Kansas City Chiefs, que defendem o trono conquistado no ano passado.

O local escolhido para acolher um evento desta magnitude é o moderno Allegiant Stadium, casa dos Las Vegas Raiders. Com um design que poderia ter sido retirado de qualquer filme da "Guerra das Estrelas", foi inaugurado no verão de 2020 e pode acolher 65.000 espectadores, embora para o "Grande Jogo" se espere que a sua capacidade aumente para 72.000 lugares.

Com a designação desta megaestrutura, a Liga de Futebol Americano deixa clara a sua intenção de que todas as equipas da competição remodelem os seus estádios para se adaptarem às exigências dos dias de hoje. Depois do State Farm Stadium, no Arizona, construído em 2006, mas à frente do seu tempo, é agora a vez da nave-mãe, situada junto à famosa Strip na cidade do jogo.

Tal como a grande maioria das construções deste tipo nos últimos anos, o Allegiant tem um imponente teto translúcido. Além disso, existe um palco principal móvel com relva natural, que pode ser removido do edifício para permitir a entrada da luz solar e dar lugar a um pavimento onde se podem realizar outros eventos.

A Universidade de Nevada Las Vegas Rebels também realiza os seus jogos em casa. Para estas ocasiões, o habitual tapete onde joga a equipa da NFL é substituído por um verde artificial, para evitar a deterioração.

Máximo detalhe

Seria mau se tudo não tivesse sido feito com o máximo cuidado, num projeto que custou uns impressionantes 1,8 mil milhões de dólares (cerca de 1,66 mil milhões de euros). Assim, nada foi poupado durante o projeto e o resultado é soberbo.

O revestimento preto confere-lhe um aspeto elegante, que não fica deslocado no meio de uma cidade cheia de luz e cor. Os dois anéis superiores da bancada são em forma de ferradura, para oferecer uma boa vista da Las Vegas Strip e, no centro do espaço aberto, ergue-se uma torre com mais de 28 metros de altura, coroada por uma chama em honra de Al Davis, fundador dos Raiders, em 1960.

O memorial de Al Davis preside o Estádio Allegiant
O memorial de Al Davis preside o Estádio AllegiantProfimedia

Não há melhor maneira de vender um produto do que através dos olhos. Com isso em mente, foram instalados nada menos que 7.000 metros quadrados de placares de vídeo para garantir que os adeptos não percam nada, e eles serão um grande sucesso no Super Bowl LVIII.

Factos e números

O site oficial do Estádio Allegiant publica alguns factos e números que colocam em perspetiva as enormes dimensões do colosso onde os Chiefs e os 49ers vão jogar a 11 de fevereiro:

- 28.000 toneladas de aço estrutural utilizado, mais do que pesa a Estátua da Liberdade.

- 19,31 quilómetros de poços de betão perfurados para suportar o estádio, três vezes o comprimento da Strip de Las Vegas.

- 44 escadas rolantes.

- Mais de 2300 televisores em todo o recinto.

- Suporte da tocha Al Davis Memorial, com 28,04 metros de altura.

- 6.967,7 metros quadrados de painéis de vídeo.

- Mais de 10 espaços para eventos.

- Campo retrátil com um peso de 8.618,26 toneladas, quase mais pesado do que a Torre Eiffel. É movido por 72 motores individuais.

- 8.000 lugares de estacionamento.

- 127 camarotes VIP.

Mais do que um recinto desportivo

Os estádios recém-criados são concebidos para serem muito mais do que um local onde se pratica desporto. É o que se verifica em Espanha, com o Santiago Bernabéu, que está em fase de conclusão. Não é menos verdade no caso do Allegiant Stadium, que pode acolher a NFL, bem como concertos, convenções e outros tipos de eventos.

"O projeto do estádio deverá gerar um benefício económico de 620 milhões de dólares por ano (572 milhões de euros) e criar 6000 postos de trabalho permanentes no sul do Nevada", afirma o proprietário do estádio no seu site oficial.

Perto da autoestrada e do aeroporto de Las Vegas, esta construção maciça tem clubes abertos, restaurantes, lounges e suites privadas em todos os níveis do estádio, e não foram poupadas despesas para lhes proporcionar o máximo luxo.

A Super Bowl LVIII será a primeira a realizar-se nos seus curtos três anos de funcionamento, mas já acolheu a final da Taça de Ouro de 2021, e está prevista a realização de três jogos da Copa América de 2024, incluindo um dos quartos de final.

É também ideal para acolher grandes concertos. De facto, os lendários The Rolling Stones atuarão no local em maio, enquanto Billy Joel & Sting atuarão em novembro.

Não há dúvida de que é o local ideal para acolher um evento com as dimensões que definem a NFL. 72 000 pessoas, entre as quais Taylor Swift, assistirão ao espetáculo do melhor futebol americano do mundo, no dia 11 de fevereiro.