Mais

Futebol americano: Titans escolhem Cam Ward no primeiro lugar do Draft da NFL

Cam Ward ergue a camisola dos Titans ao lado do comissário da NFL, Roger Goodell
Cam Ward ergue a camisola dos Titans ao lado do comissário da NFL, Roger GoodellStacy Revere / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Os Tennessee Titans escolheram o quarterback Cam Ward, da Universidade de Miami, como a primeira escolha no Draft da NFL de quinta-feira, enquanto os Jacksonville Jaguars fizeram uma jogada surpreendente, trocando para cima para escolher a estrela de duas vias Travis Hunter.

A atribuição anual dos direitos da NFL aos melhores talentos universitários realizou-se perante milhares de adeptos reunidos no exterior do Lambeau Field em Green Bay, Wisconsin, a casa dos Green Bay Packers.

Os Titans ficaram com o primeiro lugar do draft, à frente de Cleveland, que ficou em segundo, e dos New York Giants, que ficaram em terceiro, depois de os três terem terminado a época passada com o pior resultado da NFL, 3-14.

Ward, um texano de 22 anos, completou 305 de 454 passes para 4.313 jardas e 39 touchdowns com apenas sete interceções e correu 60 vezes para 204 jardas e quatro touchdowns para os Hurricanes na última temporada.

"O trabalho duro a que me dediquei, a incrível ética de trabalho que tenho, sempre tive fé", disse Ward à ESPN.

Mas essa escolha, amplamente esperada, foi rapidamente ofuscada pela troca dos Jaguars pela escolha número dois de Cleveland para garantir Hunter. O cornerback e wide receiver ganhou o Troféu Heisman no ano passado, depois de suas excelentes atuações no ataque e na defesa pela Universidade do Colorado.

Estes jogadores de duas posições são raros na NFL e, na faculdade, Hunter foi treinado por um dos mais conhecidos, a antiga estrela dos Dallas Cowboys, Deion Sanders.

"Há jogadores que podem ser escolhidos e adquiridos e que alteram a trajetória de uma equipa de futebol americano", disse o diretor-geral dos Jaguars, James Gladstone, numa conferência de imprensa: "São muito poucos, e é raro conseguir escolher e dar prioridade a um jogador que pode alterar o próprio desporto. E Travis é alguém que consideramos ter o potencial para o fazer. Obviamente, há muito para ele aprender à medida que entra na NFL, mas vemo-lo através da lente do único e é excitante para nós podermos acrescentar alguém a esta organização que, sendo nada mais do que aquilo que é, eleva o espaço à sua volta".

Para conseguir Hunter, Jacksonville entregou a escolha número cinco de 2025 e uma escolha de 2026 na primeira ronda, numa troca que também envolveu várias escolhas de rondas inferiores.

Os New York Giants usaram a terceira escolha para adquirir o defensive end Abdul Carter, da Penn State, e depois voltaram à primeira ronda para adquirir o quarterback Jaxson Dart, de Ole Miss, com a escolha número 25.

O treinador dos Giants, Brian Daboll, disse após a escolha que Russell Wilson, de 36 anos, será o seu quarterback titular quando começarem os treinos de pré-época.

Os New England Patriots escolheram Will Campbell, um jogador da Louisiana State University, com a quarta escolha.

Os Browns utilizaram a quinta escolha que obtiveram de Jacksonville para apanhar o defensive tackle Mason Graham, de Michigan. O quarterback do Colorado, Shadeur Sanders, filho de Deion, foi apontado por muitos meios de comunicação como uma escolha importante, mas não foi escolhido na primeira ronda.