O quatro vezes MVP da NFL, Rodgers, que jogou 19 temporadas com os Green Bay Packers e as duas últimas com os New York Jets, foi contratado em junho pelos Steelers, que não conquistam um Super Bowl desde a temporada 2008 e não vencem nos playoffs desde a temporada 2016.
Rodgers não jogou na pré-temporada, mas espera-se que esteja em campo no domingo para iniciar a 22.ª temporada na NFL, com os Steelers a visitarem os Jets.
Tomlin, de 53 anos, não teve uma única temporada negativa nas suas primeiras 18 jornadas, um recorde da NFL alcançado inteiramente com o Pittsburgh.
A saída de Bill Belichick de New England após a temporada 2023 fez de Tomlin o treinador principal há mais tempo na NFL, e a renúncia da lenda da NBA Gregg Popovich como treinador do San Antonio Spurs no início deste ano colocou-o como o treinador há mais tempo no cargo nos principais desportos da América do Norte.
Rodgers, que levou o Green Bay ao título do Super Bowl de 2011 com um triunfo por 31-25 sobre os Steelers de Tomlin, e Tomlin, que guiou o Pittsburgh à vitória por 27-23 sobre o Arizona no Super Bowl de 2009, já se respeitavam antes de trabalharem juntos.
"Ele faz isto há 21 anos", disse Tomlin no podcast The Pivot. "Quatro vezes MVP, tudo isso. Eu só queria saber porquê. Por que ele ainda tem essa paixão? Qual é o seu objetivo? Essas foram algumas das conversas que tivemos na primavera, e senti-me muito confortável com o seu 'porquê'. Tudo o que ele quer é ganhar. Tudo o que ele quer é divertir-se no jogo. Queria fazer parte do processo de desenvolvimento dos jogadores jovens. É divertido ver como isso se desenvolve. Acho que é por isso que estou entusiasmado."
Rodgers disse à ESPN que Tomlin superou as suas expectativas.
"Mike T. é um grande," disse Rodgers: "Desde o primeiro dia em que falámos ao telefone na pré-temporada, nunca senti que estava a falar com um treinador principal. Estava a falar com um amigo. Respeitei muito isso. A forma como ele lidera o grupo... a surpresa foi o quão grande pessoa ele é, o grande líder que é, além do que eu já esperava, que era muito do que eu pensava à distância. Poder vê-lo pessoalmente é incrível."
Rodgers jogou pelos Packers de 2005 a 2022 antes de ser negociado com os Jets em 2023, mas na quarta jogada ofensiva da temporada 2023, Rodgers sofreu uma rotura do tendão de Aquiles esquerdo que o afastou de toda a temporada.
Regressou na temporada passada e completou 63% dos seus passes para 3.897 jardas e 28 touchdowns com 11 interceções, mas os Jets terminaram 5-12 e Rodgers foi dispensado.
Após conversar com Tomlin, Rodgers assinou em junho passado um contrato de um ano por 13,65 milhões de dólares, dos quais 10 milhões estão garantidos, com os Steelers.
Capitão Rodgers
Rodgers, que completa 42 anos em dezembro, foi escolhido como um dos quatro capitães de equipa dos Steelers, sendo o único representante do ataque.
O quarterback Will Howard, que levou Ohio State ao título universitário no ano passado, foi selecionado pelos Steelers para aprender com Rodgers.
"Não se traz Aaron Rodgers por nada. Ele é um tipo que vem para ser o líder", disse Howard: "Quero aprender tudo o que puder com Aaron, apenas observar como ele se comporta no dia a dia."
Pittsburgh também contratou o wide receiver D.K. Metcalf, que provavelmente será um dos principais alvos de Rodgers nesta temporada.
"Tem sido divertido, ir ajustando os tempos, aprendendo o sistema ofensivo", comentou Metcalf sobre como está a construir química com Rodgers: "Ele desafia-me em campo, fora dele, manda-me sinais, faz-me perguntas nos corredores, tenta ver o que eu faria perante diferentes coberturas, por isso é sempre uma experiência de aprendizagem."