Jon Runyan, vice-presidente de operações de futebol da NFL, emitiu a suspensão e a liga publicou parte da carta de Runyan a Al-Shaair explicando a punição.
"O vídeo mostra-o a atingir a área da cabeça/pescoço do quarterback dos Jaguars, Trevor Lawrence, depois de este ter claramente caído num deslize de pés", escreveu Runyan.
"Você liderou com o seu antebraço e capacete e deu um golpe forte na área da cabeça / pescoço do seu oponente quando você teve tempo e espaço para evitar esse contato", acrescentou.
Lawrence estava a deslizar para uma paragem numa corrida de seis jardas no jogo de domingo, quando Al-Shaair lhe bateu na cabeça. Seguiu-se um empurrão em massa, não do local onde Lawrence estava deitado no campo.
Al-Shaair foi expulso e o cornerback do Jacksonville, Jarrian Jones, também foi expulso do jogo pelo seu papel na luta.
As coisas voltaram a aquecer quando Al-Shaair e o defesa do Jacksonville, Brandon Scherff, trocaram palavras e Al-Shaair foi contido enquanto era escoltado para fora do campo.
"A sua falta de desportivismo e de respeito pelo jogo de futebol americano e por todos aqueles que o jogam, treinam e gostam de o ver é preocupante e não reflete os valores fundamentais da NFL", disse Runyan a Al-Shaair.
"O seu contínuo desrespeito pelas regras de jogo da NFL coloca em risco a saúde e a segurança de si e dos seus adversários e não será tolerado", alertou.
Al-Shaair pediu desculpas na segunda-feira, através das redes sociais, mas não é a primeira vez esta temporada que se envolveu numa briga no campo.
Em setembro, escapou a uma suspensão depois de ter esmurrado o running back Roschon Johnson, do Chicago Bears, embora tenha sido multado em 11.000 dólares pela NFL.
O incidente ocorreu depois de Al-Shaair ter atingido o quarterback dos Bears, Caleb Williams, ao longo da linha lateral, quando Williams se dirigia para fora dos limites.
Quando vários jogadores dos Bears se queixaram, Al-Shaair deu um murro na máscara facial de Johnson.