As finais de conferência da NFL serão disputadas entre a noite de domingo e a madrugada do último dia da semana, segunda-feira. O primeiro jogo é o Baltimore Ravens - Kansas City Chiefs, seguido do San Francisco 49ers - Detroit Lions.
Serão dois jogos espectaculares, mas os quarterbacks que veremos em cada um deles têm um preço muito diferente um do outro. A grande estrela, sem dúvida, é Patrick Mahomes, duas vezes campeão da Super Bowl e duas vezes MVP da liga.
O quarterback dos Kansas City Chiefs vai defrontar Lamar Jackson, o melhor jogador da NFL em 2019, naquela que promete ser a Final de Conferência mais apetecível do penúltimo - contando com o Pro Bowl - fim de semana futebolístico do ano.
Do outro lado, teremos um confronto imprevisível, ainda que menos badalado, em que os maestros serão um Jared Goff que elevou os Detroit Lions ao próximo nível e Brock Purdy, o homem que foi escolhido em último lugar no Draft de 2022 e tornou o conto de fadas realidade.
Fúria dos Titãs
Todas as atenções estarão voltadas para o jogo do títuloda AFC. E por um bom motivo. Os Baltimore Ravens recebem os Kansas City Chiefs com a sensação de serem a equipa mais forte ainda de pé. Os rapazes de John Harbaugh querem aproveitar uma oportunidade única.
Para isso, vão ter Lamar Jackson no comando. Um seguro de vida, especialmente tendo em conta as 252 jardas e os quatro touchdowns totais que marcou na contra os Houston Texans (34-10). O nativo da Flórida tem o aval de ter sido MVP em 2019, quando levou a sua equipa a um registo de 14-2.
A tentar estragar a festa para Maryland estará a maior estrela da NFL, Patrick Mahomes. Ninguém é melhor do que o texano nos momentos decisivos. Ele vai disputar a sexta final de conferência consecutiva e está de olho em ultrapassar Tom Brady como o maior jogador de todos os tempos.
O pupilo de Andy Reid foi nomeado como o melhor do campeonato em 2018 e 2022. Também levantou o troféu Lombardi em 2019 e 2023, credenciais mais do que suficientes para meter medo a qualquer adversário.
Discreto
Embora para este que vos escreve os favoritos a serem campeões a 11 de fevereiro continuem a ser os San Francisco 49ers - e é um tiro no escuro depois das complicações contra Green Bay - em grande parte graças a ter Christian McCaffrey nas suas fileiras, a verdade é que poucos esperavam que chegassem tão longe sob o comando de Brock Purdy.
Embora seja verdade que o "Sr. Irrelevante" de 2022 se estreou como titular derrotando Brady e somou 10 vitórias consecutivas na fase regular, teve de provar o seu valor na primeira época completa como titular da equipa liderada por Kyle Shanahan.
Fez exatamente isso e tem a oportunidade de chegar ao primeiro Super Bowl com uma vitória sobre os Detroit Lions. O desafio será assustador, especialmente com Jared Goff do outro lado do campo, que levou o conjunto de Michigan a uma série de duas vitórias consecutivas nos play-offs pela primeira vez desde 1957, quando derrotou o Cleveland Browns por 59-14 na final da liga.
Embora o registo da equipa de Dan Campbell na época regular tenha sido excelente (12-5), a resposta na pós-temporada estava por ver. Com a experiência do seu quarterback, que disputou e perdeu (13-3 para os Patriots de Tom e Bill) a Super Bowl LIII em 2019, mantiveram a calma para defrontar os 49ers em Santa Clara, num inesperado jogo do título da NFC.