Na final da NFC, os Bills vão defrontar os Kansas City Chiefs, que pretendem tornar-se a primeira equipa a vencer três campeonatos consecutivos.
Os Eagles, por sua vez, terão pela frente os Washington Commanders, que no sábado tornaram-se na grande surpresa dos playoffs ao eliminar o primeiro cabeça-de-série desse lado do sorteio, os Detroit Lions.
A ronda divisional foi encerrada com o confronto mais esperado entre Josh Allen e Lamar Jackson, dois dos melhores quarterbacks da liga e candidatos a MVP que ainda não disputaram o Super Bowl.
Buffalo Bills 27-25 Baltimore Ravens
Allen, que somava três eliminações seguidas com os Bills na mesma fase da época, saiu vitorioso ao arrecadar dois touchdowns e 20 jardas de corrida e mais 127 jardas de passe. Por seu lado, Jackson, o atual MVP, terminou com dois touchdowns e 254 jardas de passe e uma interceção, além de 39 jardas de corrida.
Jogando perante o seu público sob temperaturas gélidas, a defesa dos Bills conseguiu conter o temível jogo terrestre dos Ravens, limitando a estrela Derrick Henry a apenas 21 jardas na primeira parte e 84 no total, com um touchdown.
O jogo começou com os quarterbacks a liderarem as equipas para touchdowns nas primeiras séries ofensivas, o primeiro por Rashod Bateman e o segundo por Ray Davis. A equipa da casa passou para a frente do marcador pela primeira vez no segundo quarto, aproveitando um fumble de Jackson, que Damar Hamlin apanhou em corrida.
A série culminou com o primeiro touchdown de Allen, a uma jarda de distância. Depois de um golo de campo de Justin Tucker para Baltimore, Allen marcou o segundo touchdown numa corrida de quatro jardas pelo meio, provocando cânticos de MVP nas bancadas.
Os Bills foram para o intervalo a ganhar por 21-10, mas os Ravens reduziram a desvantagem com outro golo de campo de Tucker e um touchdown de Henry. Baltimore tentou a conversão de dois pontos para empatar, mas Matt Milano intercetou um passe de Jackson.
No quarto período, os Bills aumentaram a diferença com mais dois golos de campo de Tyler Bass. Quando o jogo parecia estar resolvido, Jackson encontrou Isaiah Likely para um touchdown que colocou Baltimore a dois pontos de distância. Os Ravens tentaram novamente a conversão de dois pontos para empatar, mas Mark Andrews, livre de marcação sob a linha de touchdown escorregou no terreno gelado e saiu do campo, perdendo a posse de bola e certificando a vitória dos anfitriões.
O Bills vão disputar primeira final de conferência desde 2021 contra os Chiefs, adversáriso em três dos últimos quatro playoffs.
Philadelphia Eagles 28-22 Los Angeles Rams
Com uma atuação magistral de Saquon Barkley, os Philadelphia Eagles venceram os Los Angeles Rams debaixo de uma forte tempestade de neve.
Barkley, a grande contratação de Philadelphia para a temporada, marcou dois touchdowns de 62 e 78 jardas e, no total, registou 205 jardas corridas em 26 carregamentos. A primeira aparição do running back nova-iorquino aconteceu no final do primeiro quarto, quando atravessou a linha dos Rams e correu 62 jardas, colocando de pé o públic do Lincoln Financial Field.
O jogo permaneceu equilibrado até os Eagles abrirem sete pontos de vantagem no último quarto e Barkley aumentar a vantagem para 28-15 com outra corrida imparável.
O kicker Jake Elliott ainda deu alguma vida aos adversários ao falhar pela segunda vez um golo de campo. Os Rams chegaram perto com um touchdown de Colby Parkinson e tiveram uma última hipótese para vencer, mas Stafford não conseguiu superar a pressão da defesa da casa.
"Foi por pouco, mas isto é o futebol dos playoffs e, no final, conseguimos fazer o trabalho", congratulou-se Barkley.
Caso vençam os Commanders no próximo domingo, os Philadelphia terão mais uma hipótese de levantar o título no Super Bowl, em 9 de fevereiro, após a derrota para os Chiefs em 2023.