A NFL realiza o segundo de um recorde de sete jogos internacionais nesta temporada em Dublin, no domingo, com Pittsburgh Steelers e Minnesota Vikings frente a frente, num momento de crescente interesse global pelo futebol americano, segundo executivos da liga.
Mais de 600.000 dispositivos digitais entraram na fila online para garantir ingressos para o confronto em Croke Park, o primeiro jogo da temporada regular da NFL na capital irlandesa, de acordo com Gerrit Meier, Diretor-Geral e Chefe da NFL International.
Para atender aos fãs que não conseguiram bilhetes, a liga organizou uma série de eventos gratuitos pela cidade ao longo da semana, criando o clima de um "mini Super Bowl na cidade".
"O objetivo é expandir o esporte em todos os níveis", afirmou Meier, acrescentando que a liga lançou recentemente um programa em escolas irlandesas, três anos antes da versão sem contato do jogo estrear nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Após a partida da 4.ª jornada em Dublin, os Vikings serão os primeiros a disputar jogos internacionais consecutivos em países diferentes, ao enfrentarem os Cleveland Browns no Londres, cidade que há muito recebe partidas da NFL.
Mais dois jogos estão marcados para Londres no próximo mês, enquanto a NFL organiza partidas em novembro em Berlim e Madrid.
A liga teve uma segunda experiência bem-sucedida no Brasil nesta temporada, depois de reclamações sobre o relvado terem marcado a estreia em São Paulo no ano passado.
O aumento de jogos internacionais acontece à medida que mais cidades demonstram interesse em receber equipas, afirmou Peter O'Reilly, Vice-Presidente Executivo de negócios de clubes, internacional e eventos da liga.
"Provavelmente não passa um dia sem que Gerrit, eu ou alguém da nossa equipa internacional receba contato de uma cidade ou entidade interessada em colaborar com a NFL ou até mesmo sediar uma partida", disse O'Reilly aos jornalistas: "As cidades perceberam como é receber um jogo e a visibilidade que isso proporciona."