O treinador dos Philadelphia Eagles, Nick Sirianni, disse na terça-feira, durante o seu programa semanal de rádio na 94WIP, que vai consultar os jogadores e a direção da equipa antes de decidir se Barkley vai jogar no domingo, no último jogo da época regular contra a sua antiga equipa, os New York Giants, no Lincoln Financial Field.
O campeão da NFC East, o Eagles (13-3), já está garantido no segundo lugar da NFC, o que faz do jogo contra o Giants (3-13) uma oportunidade ideal para descansar os titulares antes do início da pós-temporada.
Barkley, 27 anos, precisa de mais 101 jardas para quebrar o recorde histórico de Eric Dickerson de 2.105 jardas, que ele estabeleceu durante uma temporada de 16 jogos em 1984. Barkley correu para pelo menos 101 jardas em 11 jogos nessa temporada, inclusive no domingo, durante a vitória de 41 a 7 sobre o Dallas Cowboys, quando, com 167 jardas, tornou-se o nono jogador na história da NFL a alcançar 2.000 jardas.
Melhor decisão
"Vou falar com a nossa equipa, vou falar com os jogadores, vou falar com o diretor-geral Howie Roseman, vou falar com o proprietário Jeffrey Lurie. Falarei com todos para me certificar de que tomo a melhor decisão para a equipa", disse Sirianni na terça-feira. A próxima reunião de imprensa de Sirianni é esta quarta-feira, quando se espera que ele anuncie a situação de Barkley, do quarterback Jalen Hurts (protocolo de concussão) e de outros titulares.
Há um precedente para deixar Barkley jogar. Na final da temporada de 2021 do Eagles contra o Dallas, Sirianni descansou vários jogadores importantes, mas deu ao wideout DeVonta Smith a hipótese de quebrar o recorde de receção de estreantes da franquia, que pertencia a DeSean Jackson. Smith terminou com 41 jardas para 916 jardas, superando o total de 912 jardas de Jackson em 2018.
"Cada situação é um pouco diferente"
"Se pensarmos em 2021, há alguns anos, o Smitty estava a tentar bater o recorde de recebedores novatos. Todos os outros descansaram, mas para ele, conseguimos esse recorde", disse Sirianni.
"Cada situação é um pouco diferente. Não posso dizer como vai ser ou mesmo que já tomei uma decisão", acrescentou.
Barkley disse aos jornalistas no domingo que respeitará a vontade de Sirianni.
"Qualquer que seja a decisão dele, sou totalmente a favor", disse Barkley.
"Se a mentalidade dele for: vamos tentar, então vou tentar. Se a mentalidade dele é: vamos descansar e preparar-nos para um play-off, então também sou a favor... Vim para cá para fazer algo especial. Bater um recorde é especial, mas eu quero uma faixa no topo do estádio. Acho que todos nós queremos isso", explicou.
Na sua primeira temporada com os Eagles, Barkley lidera a NFL em tentativas de corrida (345), jardas de corrida (2.005) e jardas de scrimmage (2.283).