Quatro anos depois, os Buffalo Bills estão de volta ao jogo do título da AFC. Isso deve-se, em grande parte, ao desempenho do seu quarterback, Josh Allen, que é o favorito para MVP da liga em 2024 e que conseguiu nada menos que 147 jardas totais e dois touchdowns corridos no Divisional Round contra os Baltimore Ravens.
A equipa de Nova Iorque chega ao penúltimo jogo da época com uma vitória sobre os seus próximos adversários, os Kansas City Chiefs, há apenas dois meses. Mas, caros leitores, o jogador do Missouri ,Patrick Mahomes, o homem mais decisivo da liga e um especialista em grandes jogos, está do lado de lá.
Assim, o duelo de quarterbacks terá lugar no sábado, 26 de janeiro (23:00 de Lisboa). Será a quarta vez que os dois jogadores se defrontam nos play-offs e, de momento, o saldo é de 3-0 a favor do 15, pelo que tudo pode acontecer.
A muralha de Allen
A verdade é que, sem Mahomes, Josh Allen certamente já teria levantado o Troféu Vince Lombardi. No entanto, o californiano encontrou no texano um muro particular que o está a impedir de escrever um legado com o qual se sinta satisfeito.
De facto, apesar de ter perdido com os Buffalo Bills na época regular, o Kansas City (foi a melhor equipa da primeira volta com 15-2) chega à final da AFC como favorito à Super Bowl LIX em Nova Orleães (10 de fevereiro).
Na prática, tudo se deve ao facto de a personalidade do quarterback natural de Tyler (Texas) se destacar nos jogos de maior responsabilidade. Ninguém quer apostar contra ele e até o próprio Josh Allen aposta pouco quando se encontram nos play-offs. Basta olhar para o recorde geral entre os dois em 4-4, pelo que o muro dos Bills aparece nos play-offs.
Mahomes não será MVP esta época (já tem dois), mas isso não o impedirá de levar a sua aura para a Divisional Round na procura da sua terceira Super Bowl consecutiva. Se chegar lá, poderá levar os Chiefs a tornarem-se a primeira franquia a conquistar o triplete na história da NFL.
Três fiascos
A história pode pesar muito no jogo de domingo. Em 2021, 2022 e 2024, os atuais campeões eliminaram a equipa do estado de Nova Iorque. Em 2021 e 2024, os rapazes de Andy Reid chegaram ao jogo final.
No duelo Mahomes-Allen, o texano também está em alta, com oito touchdowns, 75,2% de aproveitamento de passes, 918 jardas aéreas e zero interceções. Por sua vez, o californiano acumulou uma interceção e apenas 65,3% de média nos seus lançamentos.
Apesar de os Chiefs se terem consolidado como uma equipa muito forte do ponto de vista defensivo, é de esperar uma pontuação elevada. Nos três encontros anteriores, os resultados foram 24-38, 36-42 e 24-27.