Mais

NFL: Jogadores vão participar no flag football dos Jogos Olímpicos de 2028

O quarterback dos Ravens, Lamar Jackson, armando o safety Demar Hamlin, dos Buffalo Bills
O quarterback dos Ravens, Lamar Jackson, armando o safety Demar Hamlin, dos Buffalo BillsAl Bello/Getty Images/AFP
Os jogadores da NFL receberam luz verde para participar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 2028, na sequência de uma votação dos proprietários das equipas na terça-feira, confirmou a liga.

Uma resolução que permite que os jogadores participem nos Jogos Olímpicos de 2028 para o desporto sem contacto do flag football foi aprovada pelos proprietários das equipas da NFL numa reunião no Minnesota.

A medida poderá preparar o terreno para a criação de uma "equipa de sonho" da NFL, com algumas das maiores estrelas do desporto, com vários jogadores de renome a manifestarem já interesse em jogar em Los Angeles.

"É uma honra incrível para qualquer atleta representar o seu país nos Jogos Olímpicos, que são o auge do desporto mundial", afirmou o Comissário da NFL, Roger Goodell.

"Sei em primeira mão que a inclusão do flag football nos Jogos Olímpicos provocou um enorme entusiasmo entre os jogadores da NFL interessados na oportunidade de competir pelo seu país no palco mundial. Estamos muito contentes por eles terem agora essa oportunidade", acrescentou.

O Flag football é uma forma abreviada de futebol americano de cinco, em que os jogadores se "atacam" uns aos outros agarrando uma bandeira presa à cintura dos adversários.

Seis equipas masculinas e seis equipas femininas participarão no torneio olímpico em 2028, sendo cada equipa composta por 10 jogadores.

Goodell disse que permitir que os jogadores da NFL participem nos Jogos Olímpicos estava de acordo com o desejo da liga de aumentar o apelo global do desporto.

"Esta é uma grande oportunidade para o desporto", afirmou Goodell.

"É verdadeiramente o próximo passo para tornar o futebol da NFL e o futebol americano um desporto global para homens e mulheres de todas as idades e oportunidades em todo o mundo. Pensamos que esta é a coisa certa a fazer, e este é um grande passo para o conseguir", acrescentou.

De acordo com as regras estabelecidas na resolução, apenas um jogador por equipa da NFL pode competir em cada equipa nacional que participe no torneio olímpico.

Além disso, os jogadores internacionais designados pelas equipas poderão jogar pelos seus respetivos países de origem.

A resolução também exige que as equipas olímpicas de flag football implementem normas mínimas para o pessoal médico e que as superfícies de jogo estejam de acordo com as normas da NFL.

Vários jogadores da NFL já manifestaram interesse em participar nos Jogos Olímpicos, com o quarterback dos Philadelphia Eagles , Jalen Hurts, e o homólogo dos Kansas City Chiefs, Patrick Mahomes, entre os que manifestaram o desejo de participar nos Jogos.