Mais

NFL: Mahomes e Hurts protagonizam reencontro raro no Super Bowl LIX

Patrick Mahomes e Jalen Hurts abraçam-se depois de um jogo.
Patrick Mahomes e Jalen Hurts abraçam-se depois de um jogo.David Eulitt / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Os Kansas City Chiefs e os Philadelphia Eagles vão repetir a final da NFL de 2023 e os quarterbacks titulares das duas equipas serão os mesmos da primeira, uma situação que só aconteceu outras três vezes na história.

Não é fácil chegar aos profissionais na NFL, pelo que a dificuldade de jogar numa Super Bowl já é enorme. Nem vamos falar da loucura que é ser o quarterback titular em várias, e depois encontrar-se lá várias vezes com alguém que joga na mesma posição, mas noutra equipa.

Bem, é exatamente isso que vai acontecer este domingo, a Patrick Mahomes e Jalen Hurts. Assim que tiver lugar o pontapé de saída do último jogo da época de 2024, vão passar a fazer parte de um grupo restrito formado por quatro pares de quarterbacks, todos eles lendários.

O Super Bowl LIX entre os Kansas City Chiefs e os Philadelphia Eagles será a quarta vez na história que dois quarterbacks repetirão o confronto de uma edição anterior. Será também um evento culturalmente carregado, pois será a primeira vez que ambos chegarão a esse marco como homens negros.

Céu e inferno

Mas quando foi inaugurado o clube exclusivo de quarterbacks que lutaram em várias finais? Há 46 anos, quando Terry Bradshaw e o seu Pittsburgh Steelers derrotaram o Dallas Cowboys de Roger Staubach no Super Bowl XIII (1979), uma repetição do resultado de 1976.

Curiosamente, no preciso momento em que o líder dos Steelers levantou o troféu, estabeleceu uma tradição que se mantém até hoje e à qual Jalen Hurts poderá pôr fim no domingo: quem ganhou o primeiro jogo, ganhou sempre o segundo.

O tempo passou e toda a gente pensou que nunca mais veria dois quarterbacks desforrarem-se no "Grande Jogo". No entanto, 25 anos depois, voltou a acontecer. Jim Kelly tentou bater Troy Aikman e os seus Cowboys na Super Bowl XXVIII (1994), mas esbarrou novamente na muralha dos Texans, tal como em 1993.

Eli Manning venceu Tom Brady duas vezes no Super Bowl
Eli Manning venceu Tom Brady duas vezes no Super BowlAL BELLO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Foram anos particularmente agridoces para os Buffalo Bills, que perderam as quatro únicas Final Fours consecutivas da sua história (1991-1994), todas sob o comando do jogador natural da Pensilvânia. Agora, eles estão tentando quebrar a maldição com o talento de Josh Allen, o MVP desta temporada.

A última vez que se reencontraram foi durante o Super Bowl XLVI em 2012, há 13 temporadas. Nessa altura, Eli Manning e os seus New York Giants conseguiram algo que parecia impossível: derrotar os New England Patriots do melhor de todos os tempos, Tom Brady, duas vezes no jogo final.

Lista completa de encontros repetidos

Super Bowl X (1976): Terry Bradshaw (Steelers) - Roger Staubach (Cowboys)

Super Bow lXIII (1979): Terry Bradshaw (Steelers) - Roger Staubach (Cowboys)

Super Bowl XXVII (1993): Troy Aikman (Cowboys) - Jim Kelly (Bills)

Super Bowl XXVIII (1994): Troy Aikman (Cowboys) - Jim Kelly (Bills)

Super Bowl XLII (2008): Eli Manning (Giants) - Tom Brady (Patriots)

Super Bowl XLVI (2012): Eli Manning (Giants) - Tom Brady (Patriots)