McCarthy recebeu ordens de saída da organização depois de ambas as partes não terem chegado a acordo sobre um novo contrato e de o treinador ter manifestado o desejo de explorar novas oportunidades. O atual contrato expirava esta semana.
O ex-treinador do Green Bay Packers começou a função em 2020 e termina com um recorde de vitórias, levando os Cowboys a três play-offs.
O anúncio vem apenas duas semanas depois que o dono da equipe, Jerry Jones, parecia confiante de que poderia assinar novamente com McCarthy.
Ele disse à 105.3 The Fan: "Garanto-vos que tenho estado, há semanas, a pensar na forma como vamos avançar. Sinto-me bem com Mike McCarthy".
Isso mudou à última da hora, com McCarthy a poder falar com outras equipas da NFL a partir de terça-feira, 14 de janeiro. Duas das equipas interessadas são os New Orleans Saints e os Chicago Bears, que falharam os play-offs esta época.
McCarthy tem um pedigree no desporto e é provável que seja contratado nos próximos dias, tendo ganho uma SuperBowl durante o seu tempo em Green Bay, ao mesmo tempo que mostra que pode trabalhar com quarterbacks famosos.