NFL: Patriots superam nevão e Broncos para marcar presença no Super Bowl LX (7-10)

O defesa dos Patriots, Christian Gonzalez, celebra a interceção durante o Campeonato AFC de 2026
O defesa dos Patriots, Christian Gonzalez, celebra a interceção durante o Campeonato AFC de 2026Matthew Stockman/Getty Images

Os New England Patriots derrotaram os Denver Broncos por 7-10 e garantiram a presença no Super Bowl LX, onde vão aguardar pelo vencedor do duelo entre os Seattle Seahawks e os Los Angeles Rams, agendado para as 23:30 deste domingo.

Recorde aqui as incidências do encontro

quarterback dos Broncos, Jarrett Stidham, lançou uma interceção para o defesa dos Patriots, Christian Gonzalez, quando faltavam 2:11 para o fim do jogo, acabando com as esperanças de Denver de chegar ao Super Bowl.

O QB dos Patriots, Drake Maye, terminou o encontro com o único touchdown da equipa, somando 151 jardas totais (86 em passes), com um touchdown em 10 passes completos em 21 tentativas e 10 corridas. Maye conseguiu um primeiro down decisivo numa jogada de rollout em 3.º & 5, selando a vitória e garantindo a presença dos Patriots no Super Bowl pela primeira vez desde 2018.

Vai tornar-se o segundo quarterback mais jovem de sempre a iniciar um Super Bowl – apenas atrás do lendário Hall of Famer Dan Marino. O seu colega de equipa, Rhamondre Stevenson, foi o melhor corredor em campo, com 71 jardas em 25 tentativas.

Primeira parte

A primeira parte, sem neve, foi marcada por nove punts, cinco sacks, quatro drives que terminaram em três outs, uma perda de bola por downs, um fumble e apenas duas chegadas aos pontos entre ambas as equipas. Ambas chegaram ao intervalo com apenas 14 primeiros downs e 221 jardas totais. A primeira grande jogada do encontro surgiu num passe de 52 jardas de Stidham para Marvin Mim Jr., que criou o primeiro touchdown do jogo.

Denver inaugurou o marcador dois lances depois, ao concluir um drive de cinco jogadas e 59 jardas com um passe para touchdown de seis jardas de Stidham para Courtland Sutton. Foi o primeiro touchdown lançado por Stidham desde 7 de janeiro de 2024, numa derrota frente aos Las Vegas Raiders.

Após três punts, os Broncos tiveram oportunidade de somar mais três pontos e chegar aos 10 no início do segundo quarto, mas falharam a conversão em 4.º & 1. New England fez punt, mas conseguiu recuperar a bola ao forçar um strip-sack a Stidham, aproveitando finalmente a posse.

Bastaram duas jogadas e 12 jardas para os Pats chegarem ao empate, depois de Maye correr para um touchdown de seis jardas, fixando o resultado em 7-7.

Os quatro drives seguintes até ao intervalo resultaram em dois punts consecutivos e dois field goals falhados por ambas as equipas, mantendo o empate 7-7 ao intervalo. O kicker dos Broncos, Wil Lutz, falhou de 54 jardas, dando aos Pats tempo suficiente para tentarem o seu próprio field goal. Depois, o kicker de New England, Andy Borregales, falhou de 63 jardas. Ambos os falhanços foram as primeiras tentativas de field goal de cada equipa no jogo.

Segunda parte

Com o início da tempestade de neve, pela primeira vez no jogo, os Pats passaram para a frente após um drive de 64 jardas em 16 jogadas, ocupando 9:31 do relógio do terceiro quarto. Borregales converteu um field goal de 23 jardas, colocando o resultado em 10-7. Felizmente para New England, pois viria a falhar outro field goal quando a neve começou a cair intensamente, pouco antes do fim do terceiro quarto.

Denver não conseguiu um primeiro down na segunda parte até faltarem 10 minutos para o fim do último quarto. Depois de ser obrigado a fazer punt e recuperar a posse, Lutz falhou outro field goal após Leonard Taylor desviar o pontapé pelo meio, dando a bola a New England na sua linha de 35 jardas com 4:42 para jogar.

E foi tudo o que bastou. Nenhuma das equipas voltou a marcar até ao final, e os Patriots seguem agora para o Super Bowl.