Mais

NFL: Pelo 17.º ano consecutivo, Tomlin termina a fase regular com mais vitórias que derrotas

Mike Tomlin depois de um jogo contra os Seahawks
Mike Tomlin depois de um jogo contra os SeahawksGetty Images via AFP
A um jogo do fim da época regular, o treinador dos Pittsburgh Steelers sabe que vai terminar mais uma época sem um registo negativo.

Em 2007, Mike Tomlin assumiu o cargo de treinador principal de uma equipa dos Pittsburgh Steelers que vinha de um registo de 8-8 na época anterior e estava fora dos play-offs. Tudo isso aconteceu após um acidente de moto que quase custou a vida de Ben Roethlisberger em junho de 2006 e deixou o quarterback longe de sua melhor forma.

Para esquecer tudo isso, o atual treinador da equipa da Pensilvânia iniciou o mandato com um interessante registo de 10-6 e a subsequente eliminação no jogo de Wild Card dos play-offs. Um ótimo ponto de partida para o que estava por vir.

Em 2008, o plantel do Steelers tinha realmente qualidade e isso ficou evidente no campo durante toda a temporada regular. Um registo de 12-4 - o segundo melhor da carreira de Tomlin, depois dos 13-3 de 2017 - provou ser o prelúdio da única conquista do treinador natural da Virgínia na Super Bowl.

A partir daí, foi uma série de campanhas positivas até 2022, altura em que o seu recorde imaculado esteve em risco até à última semana. Pittsburgh chegou ao final da época com oito vitórias e oito derrotas, e salvou o dia da melhor maneira possível com uma vitória por 28-14 sobre os Cleveland Browns.

Este ano, sem ser a equipa dominante que foi no tempo de Big Ben, conseguiu garantir um registo positivo na penúltima jornada da primeira volta, derrotando os Seattle Seahawks por 30-23, e vai lutar para estar nos play-offs, onde não está desde 2021, ano de despedida do lendário quarterback.

Apesar dos números positivos na temporada regular, os adeptos do Steelers não deixam de apontar uma crítica importante a Mike Tomlin: ter chegado ao Super Bowl apenas duas vezes (2008 e 2010) em 17 anos de mandato.