Acompanhe aqui o Philadelphia Eagles-Washington Commanders
Saquon Barkley (Running Back, Philadelphia Eagles)
Cinco atletas estão na lista de finalistas para o prémio de jogador mais valioso (MVP) da temporada regular, quatro quarterback... e Barkley. O running back tem brilhado regularmente esta temporada, inclusive nos playoffs. Contra os Los Angeles Rams, o jogador de 27 anos correu para dois touchdowns e ganhou 205 jardas no meio da neve. Anteriormente, tinha corrido 119 jardas contra o Green Bay Packers.
Barkley continua de onde parou na temporada regular. O nova-iorquino registou 2005 jardas em 16 jogos, falhando por pouco recorde de Eric Dickerson (2105) da época 1984/85 apenas porque os Eagles preferiram descansá-lo no último jogo antes da fase a eliminar.
Brandon Coleman (Offensive Tackle, Washington Commanders)
Amon-Ra St. Brown e os Detroit Lions estão fora da luta pelo título apesar das grandes esperanças, deixando apenas um germano-americano a sonhar com o grande momento. Coleman, que nasceu nos Estados Unidos, mas cresceu em Berlim, pode chegar à final na temporada de estreia. Após a vitória inaugural sobre os Tampa Bay Buccaneers e o golpe a Detroit, o offensive tackle agora tem a possibilidade de tirar bilhete o jogo grande em Louisiana.
Coleman, que na realidade queria ser profissional de basquetebol, participou em 16 dos 17 jogos da fase regular e foi titular 12 vezes. O jogador de 24 anos e 1,98m de altura, que pesa mais de 145 quilos, tem mais uma vez a importante tarefa de proteger o seu quarterback - a estrela Jayden Daniels - contra os Eagles.
Acompanhe aqui o Kansas City Chiefs-Buffalo Bills
Travis Kelce (Tight End, Kansas City Chiefs)
Há um ano, o tight end era o assunto do momento, mas era menos sobre desporto e mais sobre a sua relação com a estrela pop Taylor Swift. Desde então, a agitação diminuiu, mesmo que a cantora ainda esteja ao seu lado e Kelce continue a dar resultados. As estatísticas do jogador, agora com 35 anos, caíram na fase principal, com três touchdowns, o pior número da sua carreira - em comparação com 12 em 2022/23.
No entanto, o velho Travis estava de volta na abertura dos playoffs: Kelce recebeu sete de oito passes para 117 jardas contra os Houston Texans nos quartos de final, marcou o touchdown no último quarto para fazer 20-12 e desempenhou um papel importante para os Chiefs ainda terem esperanças de um hat-trick, a terceira vitória consecutiva no Super Bowl.
Damar Hamlin (Safety, Buffalo Bills)
As imagens da tragédia quando o safety ficou imóvel no chão depois de uma forte placagem em Cincinnati, a 2 de janeiro de 2023, são inesquecíveis. Rapidamente se tornou claro: estava tudo em jogo. Hamlin teve de ser reanimado no relvado depois de sofrer uma paragem cardíaca e foi mais tarde colocado em coma induzido, mas sobreviveu e não sofreu danos permanentes.
Hamlin lutou para recuperar, regressou à NFL nove meses depois do drama e é um solução permanente dos Bills. O jogador de 26 anos disputou 14 jogos antes dos play-offs e fez a primeira interceção da carreira no final de setembro, contra os Jacksonville Jaguars. A segunda interceção ocorreu um mês depois, contra o Tennessee Titans.