A troca não poderá ser formalizada até o início do novo ano da NFL, em 12 de março. Mas Samuel deixou transparecer, durante a semana da Super Bowl, que queria ser trocado, e o diretor-geral dos 49ers disse na quarta-feira, durante o NFL scouting combine, que a equipa tinha concordado em dar-lhe autorização para se mudar.
"Ele pediu um recomeço e acho que vamos honrar isso", disse Lynch no encontro. "Não gosto de ver grandes jogadores irem embora e ele é um grande jogador... ele cria jogadas e faz jogadas que mudam o jogo."
Samuel ganhou honras All-Pro com os 49ers em 2021, produzindo 1.770 jardas e marcando 14 touchdowns.
Ele assinou uma renovação de três anos e 72 milhões de euros após essa temporada e não conseguiu replicar esse tipo de produção. Prejudicado por lesões nesta época, Samuel terminou com 51 receções para 670 jardas e três touchdowns.
A ESPN informou que o 49ers receberia uma escolha de quinta ronda do Commanders, enquanto o Washington assumiria o restante do contrato de Samuel. Samuel seria mais um alvo para o quarterback Jayden Daniels, que levou os Commanders à final da NFC em sua temporada de estreia.
O Washington não conseguiu vencer os Philadelphia Eagles, que acabou a derrotar os Kansas City Chiefs no Superbowl.