NFL: Tudo o que precisa de saber antes da última semana de jogos da fase regular

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NFL: Tudo o que precisa de saber antes da última semana de jogos da fase regular

Jordan Love (esq.) e Aaron Jones (dir.) comemoram a vitória dos Packers.
Jordan Love (esq.) e Aaron Jones (dir.) comemoram a vitória dos Packers.Getty Images via AFP
Este fim de semana marca o fim da fase regular da melhor liga de futebol americano do mundo (NFL) e as apostas serão altas, com muitas equipas a tentarem chegar aos Playoffs.

Um dos dias mais emocionantes de toda a época da NFL é o último da época regular. 16 confrontos entre divisões decidirão as 14 vagas para a pós-temporada, para que as franquias que fizeram melhor o seu trabalho de casa continuem a lutar pelo Troféu Lombardi a 11 de fevereiro, na Super Bowl LVIII, em Las Vegas.

A ação será constante este fim de semana, por isso é bom ter uma série de factos em mente antes de ver os jogos, para não perder nada e saber quem ainda estará vivo quando o último jogo terminar.

Para começar, a Conferência Nacional só tem dois bilhetes para os Playoffs a serem distribuídos, enquanto a Conferência Nacional ainda tem três dessas preciosas vagas nos playoffs.

Do lado da AFC, os Baltimore Ravens - que vão saltar uma ronda por serem a melhor equipa -, os Miami Dolphins, os Kansas City Chiefs e os Cleveland Browns já garantiram o seu lugar na pós-temporada. Os San Francisco 49ers, os Dallas Cowboys, os Detroit Lions, os Philadelphia Eagles e os Los Angeles Rams fizeram o mesmo na NFC.

A luta na NFC

Quase todas as vagas para os playoffs já foram conquistadas na Conferência Nacional de Futebol Americano, mas isso não diminui nem um pouco a emoção do que acontecerá na Semana 18. Seis equipas estão na luta pela qualificação para a ronda de Wild Card.

Neste momento, os Tampa Bay Buccaneers e os  Green Bay Packers são os mais bem posicionados para passarem a eliminatória, ambos com 63% de hipóteses. Se ganharem os seus jogos, o que seria lógico tendo em conta os seus adversários (Carolina Panthers e Chicago Bears, respetivamente), deixam tudo selado.

Atrás deles, na esperança de aproveitarem um deslize, estão, na ordem do mais para o menos provável, os New Orleans Saints (31%), os Seattle Seahawks (25%), os Atlanta Falcons (14%) e os Minnesota Vikings (4%).

Batalha na AFC

A Conferência Americana será um pouco mais aberta, pelo menos em termos de vagas nos Playoffs, já que ainda há três vagas disponíveis para apenas cinco competidores. No entanto, as franquias que defendem o primeiro lugar são objetivamente mais fortes do que as da NFC.

Os Buffalo Bills (85%), os Jacksonville Jaguars (73%) e os Indianapolis Colts (46%) estariam todos a caminho do Super Bowl se a temporada regular terminasse agora. Todos eles têm registos positivos e já não podem cair num saldo negativo, façam o que fizerem.

Curiosamente, os Colts vão defender a sua vaga num confronto direto com os Houston Texans (53%) e o próprio algoritmo da NFL dá aos Texans, que estão atrás na AFC Sul, o estatuto de favoritos à qualificação.

A última equipa do comboio desta conferência são os Pittsburgh Steelers (44%), que têm de vencer os Baltimore Ravens, que já têm o trabalho todo feito e deverão deixar Lamar Jackson no banco. No entanto, mesmo que vençam, terão de esperar por um deslize dos Jaguars ou um empate entre Colts e Texans.

Veja a classificação e as estatísticas da NFL no Flashscore.