O bulldozer alemão
Leander Wiegand vem de Henstedt-Ulzburg, conquistou o campeonato da Liga Europeia de Futebol com o Rhein Fire Düsseldorf em 2023 e está agora prestes a dar o salto para a maior liga de futebol americano do mundo. No International Player Pathway Programme (IPP), o palco para talentos internacionais, Wiegand conseguiu 38 repetições no supino – uma força brutal que não foi ultrapassada nem no IPP nem no Combine, o evento de apresentação dos jovens talentos norte-americanos.
Enquanto Wiegand (25 anos) ainda alimenta a esperança, o compatriota Lenny Krieg já realizou o seu sonho na NFL: o kicker de 22 anos assinou um contrato de três anos com os Atlanta Falcons após o IPP – antes mesmo do draft.
O polivalente
Há muito tempo que não se via algo como o que Travis Hunter mostra em campo. O jogador de 21 anos atua tanto no ataque como na defesa – e quer provar o seu talento na NFL. A sua mensagem: "Ou jogo nas duas posições, ou não jogo de todo". Como wide receiver, apanha bolas de forma espetacular; como cornerback, rouba-as aos adversários.
Em 2024, conquistou o Troféu Heisman, o prémio para o melhor jogador universitário. Hunter só é comparável ao fenómeno do basebol Shohei Ohtani, que joga a um nível de classe mundial como lançador, batedor e outfielder na MLB. Espera-se que Hunter seja escolhido como uma das três primeiras escolhas do draft.
A primeira escolha
Cam Ward não é apenas "o próximo quarterback" – é a nova esperança de toda uma equipa. Os Tennessee Titans terão a primeira escolha deste ano e procuram abrir um novo capítulo com o jogador Ward.
Embora o livro de jogadas da NFL seja de outro calibre, Ward tem tudo: passe em profundidade, pés rápidos, qualidades de liderança. As suas exibições nos Hurricanes da Universidade de Miami renderam highlights a cada minuto.
As dinastias da NFL
Alguns filhos de estrelas também fazem parte deste draft: o primeiro e mais notório é Shedeur Sanders. Filho de "Primetime" Deion Sanders, uma lenda da liga, Shedeur joga não só a um nível elevado como quarterback, como também herdou o gene do espetáculo. Ao seu lado está Mason Taylor – tight end, filho do Hall-of-Famer Jason Taylor. Ambos são protótipos nas suas posições – e trazem de volta ao grande palco o mito da "família do futebol".
O modo de seleção
Estão previstas sete rondas, distribuídas por três dias. A ordem é determinada pela classificação das equipas na época anterior – a pior equipa escolhe primeiro. Os jogadores podem ser trocados, as equipas podem alterar as suas escolhas, fazer acordos ou "subir no draft". A primeira ronda (quinta-feira) é a mais importante, seguida das rondas 2 e 3 (sexta-feira) e das rondas 4 a 7 (sábado).
Os jogadores que não forem selecionados podem assinar com os clubes como undrafted free agents – tal como fizeram estrelas como Kurt Warner ou Tony Romo. A primeira ronda do draft será transmitida pela DAZN, a partir da 01:00 da manhã, na noite de 24 para 25 de abril.