Mais

Rwanda torna-se o novo patrocinador de equipas da NBA e da NFL

Ruanda presente na camisola dos Clippers
Ruanda presente na camisola dos ClippersLUKE HALES / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O governo do Ruanda anunciou esta segunda-feira a assinatura de um contrato de patrocínio para promover o turismo com a equipa de basquetebol da NBA Los Angeles Clippers e com os Los Angeles Rams, conjunto de futebol americano da NFL.

A marca “Visit Rwanda”, do Conselho para o Desenvolvimento do Ruanda, passará a figurar como patrocinador exclusivo nas camisolas dos Clippers, enquanto o estádio dos Rams também exibirá o respetivo logótipo.

“Este compromisso permite-nos dar a conhecer a beleza natural incomparável e a extraordinária biodiversidade do Ruanda aos habitantes de Los Angeles, bem como aos adeptos da NBA e da NFL em todo o mundo”, afirmou em comunicado Jean-Guy Afrika, presidente do Conselho para o Desenvolvimento do Ruanda.

O país da África Oriental procura há vários anos afirmar-se como sede de grandes eventos desportivos e como destino turístico de referência, com o objetivo de atrair investimento e virar a página do genocídio da população tutsi, ocorrido em 1994.

Em 2018, Ruanda tornou-se patrocinador turístico oficial do Arsenal. O logótipo "Visit Rwanda" aparece nas mangas das camisolas dos jogadores.

Do ciclismo à F1

Em 2025, o Atlético de Madrid, um dos grandes clubes do futebol espanhol, também assinou um acordo de patrocínio.

O país chegou a acordos com outros clubes de futebol, como o Paris Saint-Germain, e aspira a organizar um Grande Prémio de Fórmula 1.

Ruanda, governado com firmeza por Paul Kagame há 25 anos, acaba de organizar os campeonatos mundiais de ciclismo, que se disputaram ao longo de 10 dias em Kigali e nos arredores da capital.